Pagar o IPTU 2022 à vista, parcelado e com descontos

Aqui o contribuinte obtém informações relevantes e se programa para pagar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU 2022, conhecendo as vantagens de pagar à vista e como obter descontos ou parcelamento.

Novo ano (e novos compromissos financeiros)

Pagar o IPTU 2022

Entra ano e sai ano e é sempre a mesma promessa: mudar de hábitos, inclusive e principalmente financeiros, para ter uma vida mais confortável e tranquila.

Contudo, é justamente neste período de promessas que surge a maioria dos gastos e compromissos do ano, que são os tributos, impostos, gastos com educação, entre outros.

O IPTU está entre estes compromissos dos quais os contribuintes não podem esquecer, pois a falta do seu pagamento pode gerar problemas com o Fisco Municipal.

É responsável pelo pagamento do IPTU 2022 quem tem a propriedade, posse ou domínio útil de qualquer imóvel, desde que esteja localizado em zona ou extensão urbana dos municípios brasileiros.

As Prefeituras, através de suas Secretarias, são responsáveis pelo lançamento e recolhimento deste imposto.

Pagar o IPTU 2022 à vista ou parcelado?

Pagar o IPTU 2022 à vista, parcelado e com descontos

Para quem tem condições é muito melhor efetuar o pagamento do IPTU 2022 à vista, já que são oferecidos descontos que podem variar de 5% a 20%, dependendo da cidade onde o contribuinte possui o imóvel.

Estes percentuais são bem superiores ao que seria pago em caso de aplicação em uma instituição financeira, por exemplo, e até mesmo à inflação.

Entretanto, em caso de necessidade ou até mesmo opção o contribuinte pode ficar tranquilo, pois todas as Prefeituras oferecem a opção de pagamento em parcelas, que vencem ao decorrer de todo o ano.

Na maioria das vezes, no entanto, a opção de parcelamento não dá direito a descontos. Além disso, passa a ser mais um de tantos compromissos financeiros do contribuinte ao longo dos meses do ano.

Informe-se e busque por mais descontos no seu IPTU 2022

Outros descontos podem ser obtidos além da antecipação e pagamento à vista. Casos em que o contribuinte tem um bom histórico, sem atrasos nos últimos anos, dão direito a desconto até mesmo em caso de parcelamento, em alguns municípios.

Outra possibilidade é a isenção, que é concedida a quem se enquadra às regras, que por sua vez são definidas por cada Administração Municipal, podendo variar entre os municípios.

No menu lateral o contribuinte poderá visualizar e acessar informações sobre o IPTU 2022 da sua cidade, escolhendo a sua região. Faça a busca direta pelo nome da sua cidade na lupa no topo desta página e saiba as regras do IPTU de sua cidade agora mesmo!

Compartilhe com seus amigos: