Os contribuintes de Teresina, no Estado do Piauí, já começam a se preparar para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU 2022 e abaixo contam com todas as informações referentes ao tributo.
O que você verá:
Sobre o IPTU de Teresina – Como é feito o cálculo?
O IPTU é cobrado de todo e qualquer imóvel localizado em zona ou extensão urbana, seja ele residencial, comercial ou até mesmo lotes e terrenos não edificados. Em alguns casos, de acordo com a legislação municipal, pode haver isenção parcial ou total do pagamento do imposto.
Para calcular o IPTU de um imóvel é preciso primeiramente definir o seu valor. Isto porque o imposto é calculado sobre os valores venais das propriedades. Sobre estes valores é aplicada uma alíquota, definida por legislação municipal, ou seja, a critério de cada cidade.
Os contribuintes não devem se preocupar, pois todas essas informações podem ser consultadas nos carnês ou pelo site da Prefeitura. Em caso de discordância com o valor cobrado, será possível ainda pedir uma revisão do cálculo.
Reajuste do IPTU Teresina 2022
Para o IPTU Teresina 2022 não devem ocorrer mudanças significativas. Sendo assim, serão mantidas as mesmas regras de reajustes, prazos para pagamento, isenção e descontos concedidos.
O reajuste deve ocorrer novamente de acordo com o acúmulo da inflação no país nos últimos doze meses, calculado pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo e Especial (IPCA-E), previsto no Código Tributário Municipal.
Dessa forma, o imposto deve ficar em média 3,50% mais caro no bolso do contribuinte em relação ao ano anterior.
Pagamento e Descontos IPTU Teresina 2022
A Prefeitura de Teresina deve oferecer duas opções de pagamento do IPTU 2022:
Primeiramente, o pagamento à vista (ou Cota Única), que dá direito a 7% de desconto sobre o valor total do imposto. Nesta opção, o pagamento deve ser feito até o vencimento da primeira parcela, prevista para abril.
Por outro lado, há o parcelamento, que pode ser feito em até seis vezes e que não dá direito a descontos como no pagamento em cota única. Os vencimentos ocorrem sempre no último dia de cada mês.
É importante ressaltar que só pode usufruir do benefício da cota única quem está adimplente com o fisco municipal.
- Veja também: IPTU – Vale a pena pagar parcelado ou à vista?
Consulta e Emitir 2ª Via IPTU Teresina 2022
A Prefeitura de Teresina inicia a entrega dos carnês entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, com antecedência aos prazos de vencimento.
Cerca de 300 mil imóveis estão inseridos no cadastro de IPTU e os contribuintes devem receber os documentos para pagamento conforme o cadastro na base de dados da Prefeitura.
Quem tiver problema no recebimento do carnê poderá emitir a 2ª Via IPTU Teresina 2022 diretamente na Prefeitura ou no site oficial.