IPTU São Luís 2022: desconto, 2ª via, atrasado

Em São Luís o IPTU 2022 começará a ser cobrado em breve pela Prefeitura. Aqui você pode se preparar para o pagamento obtendo informações muito importantes, inclusive a respeito de reajustes, consultas, emissão de 2ª via e descontos.

A Secretaria Municipal de Fazenda – SEMFAZ, órgão responsável pela cobrança do IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, deverá divulgar já nos próximos meses todas as regras referentes ao IPTU São Luís 2022.

Os boletos para pagamento serão encaminhados para as residências dos contribuintes a partir do início do mês de maio, que é o mês que normalmente marca o início do calendário de pagamentos do imposto.

Reajuste do IPTU

Os contribuintes da capital maranhense não devem pagar o imposto no próximo ano com um aumento real. Isso porque deve haver somente uma atualização de acordo com o acúmulo da inflação no país nos últimos doze meses, indicado pelo IBGE através do IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

Dessa forma, o IPTU São Luís 2022 deverá ficar em média 4,5% mais caro do que o ano anterior.

Lembramos que o IPTU é calculado sobre o valor venal do imóvel. Assim, propriedades que tiveram melhorias e ampliações naturalmente podem ter um reajuste acima da inflação.

IPTU São Luís 2022 SEMFAZ

Descontos, Parcelamento e Pagamento do IPTU São Luís 2022

O IPTU São Luís 2022 poderá ser pago à vista, com descontos, ou ser parcelado. Confira as opções disponíveis aos contribuintes:

Em primeiro lugar o pagamento à vista, na data de vencimento da primeira parcela, prevista para o fim de maio, com desconto de 15% sobre o valor total do imposto.

Por outro lado, há também o pagamento parcelado, em até seis vezes, com vencimentos entre maio e outubro, parcelas com valores iguais e sem direito a desconto.

IPTU 2022 São Luís MA atrasado

Após o vencimento, o contribuinte estará sujeito a acréscimos de multa e juros de 0,33% por dia, até o limite de 2% para multa e 1% para juros, caso o pagamento seja efetuado dentro do mês da parcela.

Depois disso, se o pagamento for efetuado nos meses subsequentes haverá multa de mora de 0,33% por dia, até o limite de 10% e juros correspondentes a Selic de cada mês anterior ao mês de pagamento e mais 1% referente ao mês de pagamento.

Se for preciso, faça uma emissão de 2ª via das formas que mostraremos logo abaixo.

Caso queira negociar seus débitos, o contribuinte deverá comparecer a um dos postos de atendimento ao contribuinte.

2ª Via do Boleto IPTU São Luís 2022

IPTU São Luís 2022

Os boletos não são mais entregues nas residências. Assim, deve-se emitir pelo site, atendimento presencial ou Whatsapp.

Para obter a 2ª do IPTU 2022 de São Luís basta acessar o site oficial da Prefeitura Municipal de São Luís, através do endereço eletrônico www.saoluis.ma.gov.br/, e informar o número de inscrição do imóvel, que possui 17 dígitos. Este número pode ser encontrado nos boletos dos anos anteriores.

Outra opção bem prática é entrar em contato com a Central de Atendimento do IPTU, através do WhatsApp ou por ligação. Os contatos disponíveis são: (98) 99159-2769 / (98) 99162-5674 / (98) 98847-5037 / (98) 99186-3790.

Compartilhe com seus amigos: