IPTU São Bernardo do Campo 2022 atrasado, 2ª via e descontos

Confira abaixo informações sobre o IPTU São Bernardo do Campo 2022, como consultas, reajustes, valores, vencimentos, descontos e emissão de 2ª via no site da Prefeitura.

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, divulgará já nos próximos meses aos contribuintes todas as informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU 2022.

As regras serão definidas entre os meses de outubro e dezembro pela Secretaria Municipal de Finanças, responsável pela cobrança do imposto na cidade.

IPTU São Bernardo do Campo 2022 SBC

O que esperar para 2022?

Até o momento a Prefeitura de São Bernardo não indicou mudanças para o próximo ano na forma que o imposto é cobrado.

Dessa forma, não são esperadas mudanças e os contribuintes poderão se preparar para o pagamento do IPTU São Bernardo do Campo 2022 tomando como base as informações abaixo:

O imposto não deve sofrer em 2022 um aumento real. O que deve ocorrer é apenas uma atualização de acordo com o acúmulo da inflação no país nos últimos doze meses.

Para isso é utilizado o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, calculado e divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Em outras palavras, o imposto deve ficar, em média, 8% mais caro para o contribuinte no próximo ano.

Consulta e 2ª Via IPTU São Bernardo do Campo 2022

IPTU São Bernardo do Campo 2022 SP

A Prefeitura Municipal deve iniciar a entrega de todos os carnês nas residências dos contribuintes ainda antes do final deste ano.

Isto porque o calendário de vencimentos tem início já nos primeiros dias de janeiro.

Quem tiver problemas no recebimento do carnê poderá emitir 2ª Via do IPTU São Bernardo do Campo 2022 com rapidez e facilidade através da internet, no site oficial da Prefeitura, disponível no endereço eletrônico http://www.saobernardo.sp.gov.br/.

Para emissão de 2ª Via será necessário informar o número de inscrição do imóvel e o CPF (ou CNPJ, se for o caso) do proprietário.

Pagamento e Descontos IPTU SBC 2022

 

Os contribuintes que pagarem o IPTU 2022 à vista, até o vencimento da primeira parcela, no início de janeiro, provavelmente terão novamente direito a 5% de abatimento sobre o valor total do imposto.

Quem preferir poderá parcelar o pagamento, em até doze vezes, com parcelas em valores iguais e vencimentos de janeiro a dezembro, mas sem direito a desconto.

IPTU SBC 2022 Atrasado? Veja como pagar!

IPTU São Bernardo do Campo 2022

 

O IPTU atrasado pode ser pago nos mesmos locais de recebimento do imposto quando está em dia.

No entanto, se estiver fora do mês de vencimento, será preciso emitir a 2ª via atualizada, conforme mostramos acima.

Lembramos que deixar atrasar o IPTU faz com que ele fique mais caro, pois há atualização monetária, multa de mora de 0,16667% ao dia (limitada a 5%), além de juros moratórios de 1% ao mês calculado sobre o débito atualizado.

Compartilhe com seus amigos: