IPTU Santa Maria 2022: descontos, 2ª via boleto

A Prefeitura de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul, divulgará nos próximos dias, através de sua Secretaria Municipal de Finanças, todas as informações a respeito do IPTU 2022.

Aqui neste artigo os contribuintes da cidade poderão conferir todas as novidades, além de saber como consultar, obter descontos e emitir 2ª Via no site da Prefeitura. Confiram:

Reajustes no IPTU 2022

IPTU Santa Maria 2022 RS

De acordo com a Prefeitura de Santa Maria – RS, os carnês do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU Santa Maria 2022, serão entregues pelos Correios a partir da metade do mês de dezembro. Entretanto, antes disso já poderão ser emitidos pelo site.

Para o próximo ano não são aguardadas alterações nas regras, formas de cálculo, prazos e descontos no imposto em relação ao último exercício.

Não são aguardadas mudanças também em relação ao reajuste do IPTU, que deverá ser novamente atualizado pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que se refere ao acúmulo da inflação no país nos últimos doze meses.

Assim, espera-se que o IPTU seja atualizado em 4,50%, em média. Este é o percentual estimado para o índice inflacionário no período.

Descontos no pagamento em Cota Única e Parcelamento

No IPTU 2022 de Santa Maria – RS os contribuintes terão a oportunidade de pagar com descontos, em janeiro, no vencimento da Cota Única. O pagamento à vista em janeiro dará direito a 5% de desconto.

Além disso, é oferecido desconto para adimplentes, o Prêmio Adimplência, que dá descontos de 15% no pagamento à vista para os contribuintes que quitaram o imposto em Cota Única nos dois últimos anos e de 10% para quem tenha quitado o tributo nos últimos anos dentro do prazo (mas sem Cota Única). Portanto, é possível obter descontos de 15% a 20% no pagamento do IPTU 2022.

Quem preferir parcelar poderá pagar parcelado, a partir de janeiro, mas sem direito a descontos.

Emitir 2ª Via do IPTU Santa Maria 2022

IPTU Santa Maria RS 2022

Os contribuintes que tiverem problemas no recebimento dos carnês ou que perderem o documento recebido poderão emitir 2ª Via do IPTU Santa Maria 2022 com rapidez e facilidade pela internet, no site da Prefeitura (http://www.santamaria.rs.gov.br).

O IPTU 2022 poderá ser pago em qualquer agência bancária, até a data de vencimento. O débito em conta do contribuinte poderá ser feito diretamente na agência bancaria, nos bancos conveniados:

  • Banco do Brasil
  • CEF – Caixa Econômica Federal
  • Banco do Estado do Rio Grande do Sul

Maiores informações poderão ser obtidas na Secretaria de Finanças, no endereço Rua Venâncio Aires, número 2277 – 1º andar, das 07:30 às 13:00. É possível entrar em contato também pelos telefones (55) 3921-7078 e (55) 3921-7209 e pelo e-mail iptu@santamaria.rs.gov.br.

Compartilhe com seus amigos: