IPTU Rio Branco 2022 AC: atrasado, 2ª via, descontos

A Prefeitura de Rio Branco, capital do Estado do Acre, divulgará muito em breve, através de sua Secretaria Municipal de Finanças, todas as informações referentes ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU Rio Branco 2022.

Neste artigo os proprietários de imóveis da capital acreana poderão se informar sobre a cobrança do imposto, inclusive sobre reajustes, datas de vencimento, descontos, consulta e emissão de 2ª Via.

Cálculo e Reajuste do Valor do IPTU Rio Branco 2022

IPTU Rio Branco 2022

O IPTU 2022 de Rio Branco (AC) não deve sofrer um aumento real, devendo apenas ser atualizado de acordo com o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, referente ao acúmulo da inflação nos últimos doze meses no país.

O índice é calculado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e deve se manter entre 5,5% e 6,5%.

Sobre o cálculo do IPTU, ele é efetuado tendo como base o valor venal do imóvel, que é multiplicado pela alíquota correspondente, determinada por lei municipal. Todos esses dados de cálculo estão disponíveis nos carnês e pela consulta no site.

Como pagar o IPTU Rio Branco 2022?

Será concedido até 20% de desconto no pagamento do imposto. Para pagar 20% mais barato o contribuinte deve quitar o valor total do IPTU em um único pagamento (Cota Única) até o vencimento da primeira parcela. Além disso, não deve possuir débitos com o município.

Por outro lado, aqueles que estiverem na condição de inadimplentes com a Prefeitura de Rio Branco e optarem pelo pagamento à vista terão direito a desconto de 10%.

Além do pagamento em Cota Única, os contribuintes poderão quitar o tributo em até dez parcelas. O pagamento parcelado dará descontos aos contribuintes adimplentes, de 10%.

Dessa forma os únicos contribuintes que não recebem descontos no pagamento do IPTU Rio Branco são aqueles que possuem débitos com o município e optam pelo pagamento parcelado. As parcelas vencem nos meses de março a dezembro.

Há ainda a opção de pagamento em até seis vezes pelo cartão de crédito. Confira as condições no site oficial.

Onde pagar o IPTU?

IPTU Rio Branco 2022 Acre

De acordo com a Prefeitura, atualmente os bancos conveniados e aptos para arrecadação do IPTU são:

  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Bradesco
  • Basa
  • Itaú
  • Santander
  • Sicredi
  • Sicoobcredsul

IPTU 2022 Rio Branco AC atrasado – o que fazer?

Ao perder as datas de pagamento, automaticamente também são perdidos os descontos de até 20%. Além disso, são acrescidos juros e multa pelo atraso, o que torna a dívida ainda maior.

Para pagar o IPTU 2022 de Rio Branco atrasado, emita uma segunda via atualizada conforme os links disponíveis abaixo.

Caso as dívidas necessitem ser renegociadas, são oferecidas condições com parcelamento em até 36 vezes. Neste caso, entre em contato com a Secretaria de Finanças.

Como emitir a 2ª Via do Boleto IPTU Rio Branco 2022

IPTU Rio Branco 2022 AC

A Prefeitura deverá agendar a entrega de todos os boletos nas residências dos contribuintes no mês de fevereiro, já que em março se inicia o calendário de vencimentos do IPTU 2022.

Aqueles que tiverem problemas no recebimento do boleto deverão acessar o site da Prefeitura Municipal para realizar a consulta e emissão de 2ª Via do IPTU Rio Branco 2022.

Atendimento IPTU 2022

Haverá atendimento  pelo whatsapp (9 9229-3006), via e-mail (iptu@riobranco.ac.gov.br) ou pelos telefones 3212-7045 ou 3212-7047.

Compartilhe com seus amigos: