IPTU Ribeirão Preto 2022: isenção, desconto, 2ª via

Confira neste artigo relevantes informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU 2022 Ribeirão Preto, inclusive sobre consulta e 2ª via.

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto divulgará entre outubro e dezembro deste ano, através de sua Secretaria de Fazenda, todas as regras do IPTU 2022. Confira a previsão abaixo e tire suas dúvidas.

Reajuste do IPTU

IPTU Ribeirão Preto 2022 Prefeitura

Assim como ocorreu no último exercício, em 2022 o IPTU de Ribeirão Preto deve ser reajustado apenas de acordo com a inflação.

Para isso é utilizado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que ficará entre 7% e 8%.

Pagamento e Descontos IPTU Ribeirão Preto 2022

Em Ribeirão Preto os contribuintes podem obter desconto de 10% no pagamento do IPTU 2022. Para isso, devem quitar o imposto à vista até o vencimento da primeira parcela, que está previsto para o início de janeiro.

Quem quiser também poderá pagar o IPTU parcelado, em 12 vezes, entre janeiro e dezembro, de acordo com a tabela de vencimentos, que será divulgada em breve.

2ª via de boleto

IPTU Ribeirão Preto 2022 boleto

Os boletos (carnês) serão entregues nas residências dos contribuintes a partir de dezembro, já que a primeira parcela e Cota Única têm vencimento já em janeiro.

Quem tiver problemas no recebimento poderá solicitar 2ª via do IPTU Ribeirão Preto 2022 diretamente no site oficial da Prefeitura Municipal, disponível no endereço eletrônico http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/. Outra opção é comparecer na Secretaria Municipal de Fazenda.

IPTU Digital

Quem aderiu ao IPTU Digital não receberá o carnê em casa, pois o envio ocorre através do e-mail cadastrado.

Se preferir, o contribuinte optante pelo IPTU Digital poderá visualizar e imprimir as guias do carnê digital, no site da Prefeitura, conforme mostramos acima.

Isenção IPTU Ribeirão Preto 2022

IPTU Ribeirão Preto 2022

Os proprietários de imóveis com área construída de até 60 m², com valor venal dentro da estabelecido pela Administração Municipal, poderão solicitar isenção, desde que este seja o único imóvel do solicitante, e que ele resida no mesmo.

Outros casos também têm direito à isenção:

– aposentado, viúvo (a), menor órfão, incapacitado para o trabalho, portadores de HIV e Hanseníase, aposentado por invalidez, pensionistas e beneficiados pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), desde que o requerente possua apenas um imóvel e resida nele, além de cumprir com requisitos de renda divulgados pela Prefeitura.

– entidades religiosas, associações beneficentes ou de caridade, associação esportiva regularmente constituída no município, sindicatos, associações culturais e artísticas, associação de classe ou moradores.

– ex-combatentes.

– imóveis atingidos por enchentes.

Para receber o benefício da isenção o proprietário deverá, em todos os casos, fazer a solicitação junto à Secretaria Municipal da Fazenda, na Rua Lafaiete, número 1.000, ou no Poupatempo, em até 30 dias após o recebimento dos boletos para pagamento.

Em breve traremos mais novidades sobre o IPTU Ribeirão Preto 2022. Aguardem!

Compartilhe com seus amigos: