IPTU Presidente Prudente 2022: isenção, desconto, 2ª via boleto

Confira abaixo informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU Presidente Prudente 2022, inclusive sobre pedidos de isenção, consultas e emissão de 2ª Via dos boletos.

A Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, no Estado de São Paulo, já começou a divulgar as primeiras informações sobre o IPTU 2022 da cidade, através da sua Secretaria de Finanças.

Reajuste pela inflação

Isenção IPTU Presidente Prudente 2022

O imposto deve seguir sem um aumento real no próximo ano, devendo ser apenas atualizado de acordo com o acúmulo da inflação no país nos últimos doze meses (pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Isso significa dizer que o IPTU deve ficar em média 8,50% mais caro, já que é este o percentual previsto para a inflação na data de lançamento do imposto.

Formas de pagamento e descontos IPTU Presidente Prudente 2022

Os carnês começarão a ser entregues em janeiro e os pagamentos deverão ser efetuados já em fevereiro.

Será possível obter 10% de desconto sobre o valor total devido. Para tanto, o IPTU Presidente Prudente 2022 deve ser pago à vista até o vencimento da primeira parcela.

Quem preferir poderá parcelar o pagamento, mas sem direito a descontos como na opção de pagamento à vista.

As datas de vencimento vão do dia 10 ao dia 28 de cada mês. Verifique no seu carnê a data correta de vencimento, ou ainda pelo site, como mostraremos logo abaixo.

IPTU Presidente Prudente 2022

Pagamentos em atraso

É preciso estar atento aos prazos para pagamento estabelecidos pelo calendário que será divulgado em breve pela Prefeitura de Presidente Prudente – SP.

Isso por que, de acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, os contribuintes que não pagarem seus débitos até a data do vencimento pagarão multa de 0,20% ao dia até o montante de 20%, mais juros de 1% ao mês.

Além disso, no ano seguinte esses débitos são inscritos na dívida ativa do município, trazendo restrições ao imóvel e ao responsável pelo pagamento.

Consultar e Emitir 2ª Via Boleto IPTU Presidente Prudente 2022

IPTU Presidente Prudente 2022 boleto carnê

Quem tiver problemas no recebimento dos boletos poderá emitir 2ª Via no site oficial da Prefeitura, disponível no endereço eletrônico http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/, mediante informação do número do cadastro do imóvel.

A solicitação de 2 via do IPTU Presidente Prudente 2022 poderá ser efetuada pessoalmente, na Coordenadoria Fiscal e Tributária, tendo em mãos um talonário antigo do imposto.

Isenção IPTU 2022 Presidente Prudente

Os pedidos de isenção devem ser realizados desde o primeiro dia de outubro pelos contribuintes que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pelo município.

Podem requerer a isenção somente os contribuintes que atenderem aos requisitos previstos na legislação, sendo:

  • Proprietário de imóvel com até 70 metros quadrados: deve ser proprietário de somente um imóvel, nele residir e não possuir débitos referentes ao imóvel.
  • Aposentado e pensionista: possuir renda mensal que não ultrapasse 360 UFMs (Unidade Fiscal Monetária), ser proprietário de somente um imóvel, nele residir e não possuir débitos referentes ao imóvel.

A solicitação deverá ser realizada na Prefeitura Municipal, mediante apresentação de documentos comprobatórios.

Compartilhe com seus amigos: