IPTU Porto Velho 2022: parcelado, descontos, 2ª via

Para o IPTU Porto Velho 2022 espera-se que sejam mantidas as mesmas condições de pagamento dos últimos anos. Caso seja confirmada a manutenção das regras, será possível obter até 20% de desconto.

Para realizar o pagamento de forma correta, o contribuinte pode conferir abaixo informações indispensáveis, como reajustes, descontos, pagamentos, e como retirar a 2ª via do carnê do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU 2022 da cidade de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia.

Como funciona Reajuste e Cálculo do IPTU?

IPTU Porto Velho 2022

O cálculo do IPTU é feito de acordo com o valor venal de cada imóvel da cidade. Este valor é definido levando em consideração a localização, área do lote e construída, qualidade de acabamento e outras características da propriedade.

Após definido o valor venal de um imóvel, ele é multiplicado pela sua alíquota correspondente. De acordo com a Prefeitura de Porto velho, são utilizadas as seguintes alíquotas para o IPTU da cidade:

  • 0,5% para imóveis edificados;
  • 1% para imóveis não edificados possuindo muro E calçada;
  • 1,75% para imóveis não edificados possuindo muro OU calçada;
  • 2,5% para imóveis não edificados que não possuam muro e calçada. Será aplicada a progressividade de 0,5% ao ano, até o limite de 10%.

Espera-se que para o ano de 2022 haja um reajuste no valor do IPTU somente de acordo com o acúmulo inflacionário, pelo IPCA, que basicamente correspondente à variação da Unidade de Padrão Fiscal – UPF.

Isenção do IPTU Porto Velho 2022

A Prefeitura concede isenção do imposto desde que o contribuinte atenda aos seguintes critérios:

  • Ex-soldados da borracha.
  • Ferroviários.
  • Aposentados da EFMM e suas viúvas.
  • Família carente devidamente inscrita no Programa Bolsa Família e no Cadastramento Único do Governo Federal.

Como pagar o IPTU com descontos

O pagamento do IPTU Porto Velho 2022 mais uma vez provavelmente poderá ser feito das seguintes formas:

  • Cota única até 31 de janeiro, com 20% de desconto.
  • Cota única até 28 de fevereiro, com 10% de desconto.
  • Cota única até 31 de março, sem desconto.
  • Parcelamento em até dez vezes, sem descontos. Os vencimentos se iniciam em janeiro.

Mais descontos no IPTU – Nota Portovelhense

IPTU Porto Velho 2022 Descontos

Os contribuintes porto-velhenses poderão contar ainda com a Nota Fiscal Portovelhense, um mecanismo que possibilitará mais reduções no valor do imposto.

Todas as vezes que um contribuinte realizar um serviço e obter uma nota fiscal, 5% do valor da nota serão revertidos em um crédito, computados na inscrição do CPF do contribuinte, que será utilizado para o abatimento do IPTU Porto Velho 2022.

O saldo de créditos poderá ser consultado no site da Semfaz (http://www.semfazonline.com). Os créditos poderão ser utilizados para abatimento do próprio contribuinte ou de um terceiro e os créditos que não forem utilizados por falta de inscrição de IPTU a quem se destinam ou falta de cadastro no Portal serão anulados.

IPTU 2022 Porto Velho atrasado – como pagar?

De acordo com a Prefeitura, quem perder as datas de pagamento automaticamente perde também os descontos concedidos na antecipação do pagamento.

Além disso, serão cobrados multa e juros na parcela paga após o vencimento. A multa é de 2% sobre cada cota, atualizada monetariamente, mais juros de 0,5% ao mês ou fração de mês.

Para pagar e se regularizar, basta emitir uma guia atualizada, conforme mostraremos abaixo. Caso se trate de dívida mais antiga e indisponível para atualização no site, orientamos entrar em contato com a Semfaz.

Imprimir 2ª Via do IPTU Porto Velho 2022

Os carnês serão entregues nas residências dos cidadãos pelos Correios, a partir do início do ano.

Aqueles que inutilizarem os seus carnês ou não receberem, poderão retirar 2ª via IPTU Porto Velho 2022 na Secretaria Municipal da Fazenda, ou no portal da Semfaz.

Compartilhe com seus amigos: