IPTU Petrópolis 2022: Consulta, 2ª via, atrasado

A Prefeitura Municipal de Petrópolis, através de sua Secretaria Municipal de Fazenda, divulgará em breve aos contribuintes todas as informações que dizem respeito ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU 2022.

Aqui os proprietários de imóveis da cidade podem se preparar para o pagamento, obtendo as principais informações sobre o imposto, como descontos, parcelamento e 2ª via.

Formas de pagamento e descontos IPTU Petrópolis 2022

IPTU Petrópolis 2022 boleto carnê

Na cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro os contribuintes normalmente podem pagar o imposto com desconto ou ainda dividir em parcelas.

A Secretaria Municipal de Fazenda inicia com antecedência aos vencimentos a distribuição dos mais de 100 mil carnês do IPTU de Petrópolis.

Se não houver mudanças na forma como o IPTU é cobrado, o contribuinte que quitar integralmente o imposto em janeiro terá desconto de 9% sobre o valor total.

O vencimento da cota única em janeiro também é válido para o pagamento da primeira parcela.

Haverá ainda outras datas para o pagamento à vista com direto a descontos:

  • O pagamento em cota única em fevereiro também dá desconto de 7% no imposto.
  • Aqueles que pagarem até março terão redução de 5%.

O pagamento à vista ou parcelado tem suas vantagens e desvantagens de acordo com as regras da Prefeitura e da condição do contribuinte. Para fazer a melhor escolha, sugerimos que leia o artigo sobre este assunto: Pagar o IPTU à vista ou parcelado?

Quem tiver problemas no recebimento do documento para pagamento poderá obter uma nova via de forma rápida e fácil. Veja abaixo como emitir.

Emitir 2ª Via do IPTU Petrópolis 2022

Para obter a 2ª Via do IPTU Petrópolis 2022 os contribuintes deverão acessar o site oficial da Prefeitura Municipal, a partir do dia 1º de janeiro, disponível no endereço eletrônico https://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/.

Outra maneira de obter a 2ª Via do documento é se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Fazenda, localizada na Avenida Koeler, 260 – Centro. A emissão da 2ª Via na Secretaria estará disponível a partir do dia 05 de janeiro.

IPTU Petrópolis 2022 consulta

Onde pagar o boleto do IPTU?

O pagamento poderá ser efetuado em toda rede bancária credenciada, inclusive nos correspondentes bancários, como Casas Lotéricas e Agências dos Correios.

Pagamento atrasado do IPTU 2022 Petrópolis

IPTU Petrópolis 2022

O contribuinte que atrasar o pagamento, além de perder o direito ao desconto concedido, estará sujeito à aplicação de multa, de 0,33% ao dia limitado a 20%, e juros, de 1% ao mês ou fração, a partir do mês subsequente ao vencimento.

Além disso, outras sanções podem ser aplicadas pelo poder público. Assim, sugerimos a leitura do artigo especial sobre o IPTU atrasado.

Maiores informações poderão ser obtidas na Secretaria Municipal de Fazenda, no endereço já mencionado acima, ou através do telefone, também da Secretaria: 2246-9000.

Compartilhe com seus amigos: