IPTU Passo Fundo 2022: descontos, 2ª via boleto

A Prefeitura Municipal de Passo Fundo, no Estado do Rio Grande do Sul, em breve começará a divulgar as principais informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU Passo Fundo 2022.

Abaixo os contribuintes da cidade poderão conferir como pagar o imposto com descontos ou parcelado e também como emitir a 2ª Via no site da Prefeitura.

O que esperar para o IPTU 2022 de Passo Fundo?

IPTU Passo Fundo 2022

A Secretaria Municipal de Finanças, responsável pela cobrança do IPTU de Passo Fundo – RS, providenciará o envio dos carnês para o pagamento às residências dos contribuintes com antecedências aos vencimentos. Normalmente os envios ocorrem entre o final de um ano e o início do seguinte.

Até o momento não foram anunciadas mudanças nas regras do imposto em relação aos anos anteriores.

Dessa forma, os contribuintes deverão contar com os mesmos prazos de pagamento e os mesmos percentuais de desconto em caso de pagamento à vista.

Quem é isento do IPTU Passo Fundo 2022?

Em Passo Fundo são automaticamente isentos de IPTU os proprietários de um único imóvel residencial cujo valor venal seja inferior a 8.000 UFM (Unidade Fiscal Municipal).

Também podem se beneficiar com a isenção os viúvos e viúvas e as pessoas maiores de setenta anos de idade quando proprietários de um único imóvel, desde que residam no mesmo, e os aposentados por invalidez. Contudo, nestes casos a isenção é concedida mediante solicitação junto da Secretaria de Finanças.

Pagamento do IPTU Passo Fundo 2022

IPTU Passo Fundo 2022 RS

O IPTU Passo Fundo 2022 poderá ser pago em Cota Única ou em até oito parcelas:

– A primeira Cota Única dá descontos de até 20% (já calculados no carnê do contribuinte) e tem vencimento em janeiro.

– Já a segunda Cota Única, que terá vencimento em fevereiro, dá direito a descontos de até 7% sobre o valor total (também já calculado no carnê).

O pagamento parcelado deverá ser efetuado entre os meses de março e outubro, com parcelas em valores iguais e sem direito a qualquer desconto.

Como obter mais Descontos?

Caso o contribuinte não tenha dívidas com o IPTU na data de lançamento do imposto, serão concedidos ainda mais descontos:

  • desconto adicional de 5% na PRIMEIRA COTA ÚNICA
  • ou de 2% na SEGUNDA COTA ÚNICA

Os valores são já automaticamente calculados nos carnês.

2ª via e Consulta do IPTU Passo Fundo 2022

IPTU Passo Fundo 2022 segunda via

Os contribuintes que tiverem problemas no recebimento do carnê para pagamento deverão emitir a 2ª Via do IPTU Passo Fundo 2022 no site da Prefeitura Municipal (http://www.pmpf.rs.gov.br/).

Além disso, este e outros serviços estarão disponíveis também diretamente na Secretaria Municipal de Finanças, no endereço Rua Dr. João Freitas, 75.

Onde pagar os boletos do IPTU?

O pagamento poderá ser efetuado no Banco Banrisul, Banco Santander, Banco do Brasil, Banco Sicredi, CEF – Caixa Econômica Federal e também nas Agências Lotéricas autorizadas pela CEF.

Para maiores esclarecimentos sobre o IPTU de Passo Fundo entre em contato pelos telefones (54) 3316 7100 e 0800 5417100 ou pelo e-mail: pmpf@pmpf.rs.gov.br.

Compartilhe com seus amigos: