IPTU Palmas 2022: 2ª via, descontos, atrasado

A Prefeitura de Palmas, capital do Estado de Tocantins, no Norte do país, definirá e divulgará já nos próximos meses, através da sua Secretaria de Finanças, todas as regras e informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU 2022.

Abaixo os contribuintes poderão saber como consultar, emitir 2ª Via, pagar e receber descontos do IPTU Palmas 2022. Confira!

Como funciona o reajuste ou aumento do IPTU em Palmas?

IPTU Palmas 2022 Prefeitura

Não foram anunciadas alterações mudanças para o IPTU 2022 e dessa forma o imposto deve seguir os mesmos prazos e descontos do último exercício.

O tributo não deve sofrer um aumento real, mas apenas um reajuste de acordo com o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, referente ao acúmulo da inflação no país nos últimos doze meses. O Índice é calculado e divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e deve permanecer entre 5% e 6%.

Lembramos que o IPTU é calculado levando em consideração o valor venal do imóvel, sobre o qual é aplicada uma alíquota. Assim, quando um imóvel recebe uma ampliação, reforma ou melhoria, naturalmente o seu valor venal será maior, o que fará com que o seu IPTU também seja.

No entanto, muitas das vezes a Prefeitura apenas atualiza o valor do imposto pela inflação. Por isso, de tempos em tempos, a planta de imóveis da cidade deve ser atualizada para corrigir valores defasados.

Isenção do IPTU Palmas 2022

De acordo com a Prefeitura, podem se beneficiar com a isenção do IPTU Palmas 2022 os contribuintes:

  • idosos com idade superior a 65 anos
  • os aposentados
  • pensionistas
  • deficientes físicos

Para tanto, além de uma dessas características, também devem possuir um único imóvel edificado no município e renda mensal de até dois salários mínimos. Outra regra diz respeito ao valor do imposto a ser pago, que, sem os descontos legais, deve ser inferior a 150 UFIP.

Proprietário de imóveis residenciais em que o valor do imposto a ser pago, sem o desconto legal, seja inferior a 50 UFIP também podem ter a isenção.

IPTU Palmas 2022 TO

Como pagar o IPTU parcelado e à vista

O calendário de pagamentos na cidade de Palmas tem início somente em março, quando os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista poderão obter até 30% de abatimento sobre o valor total.

Isso porque a Prefeitura de Palmas concede 10% de desconto para quem optar pelo pagamento em Cota Única, mais 10% adicionais caso o contribuinte esteja em dia com o município, e outros 10% referentes ao Programa Nota Quente Palmense.

Quem quiser poderá ainda parcelar o pagamento em dez vezes. O pagamento parcelado, no entanto, não dá direito a descontos como o pagamento à vista.

Abaixo seguem as datas previstas de vencimento, que posteriormente devem ser confirmadas:

  • Data limite para cota única com desconto: 15 de março
  • Primeira parcela: 15 de março
  • Segunda parcela: 15 de abril
  • Terceira parcela: 15 de maio
  • Quarta parcela: 15 de junho
  • Quinta parcela: 15 de julho
  • Sexta parcela: 15 de agosto
  • Sétima parcela: 15 de setembro
  • Oitava parcela: 15 de outubro
  • Nona parcela: 15 de novembro
  • Décima parcela: 15 de dezembro

IPTU 2022 Palmas atrasado

IPTU Palmas 2022

O contribuinte que atrasar o pagamento estará sujeito à cobrança de 10% de multa e 1% de juros ao mês, além do protesto e execução judicial. Além disso, o desconto de até 30% é automaticamente perdido.

Imprimir 2ª Via do IPTU Palmas 2022

A Secretaria de Finanças garante que todos os boletos serão entregues nas residências dos contribuintes a partir do início de março, pelos Correios.

Quem tiver problemas no recebimento poderá emitir a 2ª via do IPTU Palmas 2022 no site da Prefeitura Municipal, disponível no endereço eletrônico http://www.palmas.to.gov.br.

Endereço e Telefone Prefeitura Palmas 2022

Além do site, os contribuintes poderão emitir o documento e obter mais informações nos Postos de Atendimento, no Prédio Buriti e Shopping Cidadania ou ainda pelo telefone 2111-2709.

Compartilhe com seus amigos: