IPTU Niterói 2022: desconto, vencimentos, 2ª via

Acompanhe abaixo informações sobre o IPTU Niterói 2022 e saiba como obter descontos, pagar o imposto e emitir 2ª via de boleto no site da Prefeitura.

A Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói deverá definir e divulgar até o mês de dezembro todas as regras e informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU de 2022.

Reajuste do IPTU

IPTU Niterói 2022 RJ

Para o próximo ano não são aguardadas alterações, sendo mantidas as regras dos últimos exercícios.

O reajuste do IPTU, inclusive, deverá seguir novamente o acúmulo da inflação no país nos últimos doze meses, entre 8% e 9%, referente ao IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

Lembramos que o cálculo do IPTU é realizado sobre o valor venal de cada imóvel. Assim, em caso de ampliações e melhorias, naturalmente o imposto deve ser mais caro que antes das alterações.

Saiba mais acessando o artigo sobre o Cálculo do IPTU 2022.

Pagamento e Descontos IPTU Niterói 2022

IPTU Niterói 2022

Os contribuintes niteroienses poderão pagar o IPTU 2022 com até 13% de desconto.

Isso porque o calendário prevê que o pagamento efetuado de forma integral (Cota Única) até o vencimento da primeira parcela, em janeiro, dá direito a abatimento de 8,5% sobre o valor total do imposto. E além disso, quem está em dia com o fisco tem 5% de desconto no Programa Bom Pagador.

Assim, é possível acumular mais de 13% de descontos. Basta não possuir dívidas com o IPTU e pagar em cota única.

Quem quiser pagar parcelado não terá os 8,5% de desconto, mas se estiver em dia terá os 5% do Programa Bom Pagador.

Vencimentos e Parcelamento IPTU Niterói 2022

Em relação às datas de vencimentos, todos os contribuintes devem começar a pagar em janeiro, quando deve ser quitada a primeira parcela ou a cota única.

O IPTU 2022 de Niterói-RJ poderá ser pago em doze parcelas, com valores iguais e vencimentos entre janeiro e dezembro.

Boleto, Consulta e 2ª via IPTU Niterói 2022

IPTU Niterói 2022 RJ boleto

Os contribuintes deverão receber em suas residências os boletos para pagamento a partir de dezembro, já que a primeira parcela e a Cota Única com desconto têm vencimento já no início de janeiro. Os documentos serão entregues pelos Correios.

Quem tiver problemas no recebimento ou perder o carnê poderá emitir a 2ª via do IPTU Niterói 2022 no site da Prefeitura Municipal ou da Secretaria de Fazenda, bastando acessar o endereço eletrônico http://www.fazendaniteroi.rj.gov.br/ e informar o Número de Inscrição do Imóvel.

Emissão de 2ª via, consultas, pedidos de revisão e demais serviços relacionados ao IPTU 2022 estarão disponíveis também na Central de Atendimento, na Rua da Conceição, número 100, no Centro, de segunda a sexta, das 10h às 17h.

Haverá também atendimento pelos telefones da Superintendência de Tributos: (21) 2621-2400 / 2621-2474 / 2621-2529.

Em breve traremos novidades sobre o IPTU Niterói 2022. Aguardem!

Compartilhe com seus amigos: