IPTU Natal 2022: pagar com descontos, parcelado e atrasado

Confira abaixo informações relevantes do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU 2022 de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte.

As regras do imposto são divulgadas sempre no final do ano, ficando sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Tributação – SEMUT.

Dessa forma, entre os meses de outubro e dezembro deverá ser divulgado pela SEMUT o calendário, o reajuste e como obter 2ª Via e fazer a consulta do IPTU 2022.

O que é esperado para 2022?

É esperado que para o próximo ano o IPTU de Natal não tenha um aumento real, mas sofra somente uma atualização. Este reajuste ocorre de acordo com o acúmulo da inflação nos últimos doze meses, referente ao IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, divulgado pelo IBGE.

Assim, na grande maioria dos casos o IPTU 2022 de Natal só será acrescido da inflação, que até o momento é estimada em 3,50% para o período.

IPTU Natal 2022

Descontos e Parcelamento do IPTU Natal 2022

A Prefeitura de Natal concede um dos maiores descontos do IPTU em todo o país entre cidades deste porte. O contribuinte poderá pagar o IPTU 2022 em Natal com até 16% de desconto.

Este tem sido o percentual aprovado nos últimos anos para o contribuinte que opte pelo pagamento à vista, em Cota Única, desde que esteja na situação adimplente com o município.

Importante lembrar que o boleto com este desconto não é enviado pelos Correios e vence já no início de janeiro. Quem quiser pagar nesta opção deverá emitir o boleto no Portal Directa, ou pelos aplicativos, conforme os links abaixo:

Aqueles que não fizerem o pagamento no início de janeiro com desconto receberão em casa o carnê com duas opções de pagamento:

  • mais uma opção de pagamento em Cota Única, na data de vencimento da primeira parcela, mas sem desconto.
  • pagamento parcelado, em até dez vezes, com vencimentos em meses consecutivos. Esta opção também não oferece desconto aos contribuintes.

Em Natal todos os vencimentos se dão de acordo com a localização do imóvel na cidade. Os contribuintes podem ficar tranquilos, pois os documentos para pagamento já são emitidos com as datas corretas de vencimento.

IPTU 2022 Natal RN

2ª via de boleto do IPTU 2022 Natal (inclusive atrasado)

Para obter 2ª Via IPTU Natal 2022 o contribuinte poderá acessar o site oficial da Prefeitura Municipal ou diretamente no Portal Directa (inclusive pelo app para smartphone).

Em breve traremos novidades sobre o IPTU Natal RN 2022. Aguardem!

Compartilhe com seus amigos: