IPTU Maringá 2022: como imprimir 2ª via e pagar com descontos

Os contribuintes do município de Maringá, no Estado do Paraná, poderão conferir abaixo informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU 2022, como reajustes, consultas, pagamentos, descontos e emissão de 2ª Via no site da Prefeitura. Acompanhem:

As regras do IPTU do próximo exercício muito em breve serão divulgadas pela Prefeitura de Maringá-PR, através de sua Secretaria Municipal de Fazenda, responsável pela cobrança do imposto no município.

Até o momento, não foram anunciadas mudanças nas regras. Assim, o que se espera é que sejam adotados os mesmos prazos e descontos já utilizados no último ano.

Reajuste do IPTU

IPTU Maringá 2022 Paraná

O IPTU Maringá 2022 não deverá sofrer um aumento real, mas somente uma atualização de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Ele é calculado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mede oficialmente a inflação no país.

Dessa forma, o imposto deve ficar, em média, 3,50% mais caro. Como o IPTU é lançado no fim do ano, é utilizado o índice acumulado nos últimos doze meses até aquela data. Portanto, o percentual aqui informado se trata apenas de uma expectativa.

Como pagar o IPTU Maringá 2022?

Os boletos devem ser encaminhados às residências dos contribuintes já nos primeiros dias de janeiro, através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

O pagamento poderá ser efetuado no

  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Itaú Unibanco
  • Santander
  • Sicoob/Sicredi.

Pagar o boleto do IPTU com descontos ou parcelado

A Prefeitura de Maringá oferece aos contribuintes descontos de até 10% para o pagamento, de acordo com as seguintes regras:

  • Pagamento à vista do IPTU em janeiro dá direito a 10% de desconto.
  • À vista até o início de fevereiro dá direito a 7% de desconto.

Por outro lado, quem preferir poderá parcelar o pagamento em doze meses, com a primeira parcela já em janeiro. O parcelamento, no entanto, não dá direito a desconto.

Como pagar o IPTU atrasado?

IPTU Maringá 2022 PR

Se houver atraso no pagamento, além de perder os descontos oferecidos, o contribuinte terá que arcar com acréscimos de juros e multa.

A 2ª via atualizada poderá ser emitida no site, no link que disponibilizaremos logo abaixo.

Se acaso o débito estiver inscrito em Dívida Ativa, o ideal é procurar a SEFAZ para buscar uma negociação e/ou parcelamento.

Imprimir 2ª Via do boleto do IPTU Maringá 2022

Em caso de problemas no recebimento dos carnês de pagamento os contribuintes poderão emitir a 2ª Via do IPTU Maringá 2022 através da internet, no site oficial da Prefeitura Municipal.

Outra opção é procurar a Secretaria de Fazenda, no Paço Municipal, onde será possível também esclarecer eventuais dúvidas e realizar outros serviços, como contestação, pedido de isenção e de revisão do valor do IPTU de Maringá.

Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone da Secretaria: (44) 3221-1432.

Compartilhe com seus amigos: