IPTU Jundiaí 2022: isenção, descontos, 2ª via

Está chegando o momento de pagar o IPTU, compromisso comum à vida dos brasileiros no início de cada ano.

Abaixo você confere informações sobre o IPTU Jundiaí 2022, como consultas, valores, descontos, pagamentos e emissão de 2ª Via no site da Prefeitura.

IPTU Jundiaí 2022

O que esperar para o IPTU 2022 em Jundiaí?

A Secretaria Municipal de Finanças, responsável pelo recolhimento do IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, em breve deverá divulgar as primeiras informações aos contribuintes.

Assim como tem acontecido nos últimos anos, não são aguardadas alterações nas regras do imposto para 2022.

Dessa forma, o IPTU Jundiaí 2022 deverá ter apenas a correção do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e referente ao acúmulo da inflação no país nos últimos doze meses.

Isso significa dizer que, em média, o imposto deve ficar 8% mais caro para o contribuinte em relação ao ano anterior.

IPTU Jundiaí 2022 SP

Carnê e 2ª via de boleto IPTU Jundiaí 2022

Os carnês para pagamento do IPTU 2022 de Jundiaí começarão a ser entregues pelos Correios ainda em janeiro, com antecedência às datas de vencimento, que serão a partir de fevereiro.

O contribuinte que tiver problemas no recebimento do carnê poderá imprimir a 2ª via do IPTU através do site oficial da Prefeitura, disponível no endereço eletrônico http://www.jundiai.sp.gov.br.

Aqueles que não tiverem acesso à internet devem se dirigir até a Sede da Prefeitura Municipal ou ao Poupatempo para imprimir o carnê para pagamento.

Descontos no pagamento e parcelamento

São oferecidas normalmente quatro opções de pagamento aos contribuintes: três para pagamento à vista e uma para parcelamento.

Quem efetuar a liquidação em cota única até o vencimento da primeira parcela, prevista para fevereiro, terá 5% de desconto. O abatimento é de 4% para quem quita à vista em março, mês da segunda cota. Por fim, em abril, mês da terceira parcela, o desconto é de 3% para quem pagar em cota única.

Além disso, o parcelamento, que não dá direito a descontos, pode ser realizado em até dez vezes, com cota mínima mensal de R$ 25,00.

Isenção IPTU Jundiaí 2022

IPTU Jundiaí SP 2022

Em Jundiaí são isentos de pagar o IPTU os aposentados e pensionistas, desde que se enquadrem nos critérios estipulados pela Secretaria de Finanças: podem ter isenção aqueles que recebem no máximo o valor de três salários mínimos, moram no imóvel e a residência não possui mais do que 120 m².

Além disso, outras situações na legislação vigente preveem direito a isenção, como:

  • Diagnosticados com Hanseníase
  • Ex-Combatentes (ou viúva)
  • Imóveis Tombados
  • Tempos e Instituições de Assistência Social

Os contribuintes que se enquadram e ainda não estão isentos devem solicitar a isenção, no Poupatempo ou na Secretaria Municipal de Finanças.

Para maiores informações entre em contato com a Secretaria através dos telefones (11) 4589 – 8674 e (11) 4589 – 8676 ou pelo e-mail: smfexpediente@jundiai.sp.gov.br.

Compartilhe com seus amigos: