Está chegando o momento de pagar o IPTU, compromisso comum à vida dos brasileiros no início de cada ano.
Abaixo você confere informações sobre o IPTU Jundiaí 2022, como consultas, valores, descontos, pagamentos e emissão de 2ª Via no site da Prefeitura.
O que você verá:
O que esperar para o IPTU 2022 em Jundiaí?
A Secretaria Municipal de Finanças, responsável pelo recolhimento do IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, em breve deverá divulgar as primeiras informações aos contribuintes.
Assim como tem acontecido nos últimos anos, não são aguardadas alterações nas regras do imposto para 2022.
Dessa forma, o IPTU Jundiaí 2022 deverá ter apenas a correção do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e referente ao acúmulo da inflação no país nos últimos doze meses.
Isso significa dizer que, em média, o imposto deve ficar 8% mais caro para o contribuinte em relação ao ano anterior.
Carnê e 2ª via de boleto IPTU Jundiaí 2022
Os carnês para pagamento do IPTU 2022 de Jundiaí começarão a ser entregues pelos Correios ainda em janeiro, com antecedência às datas de vencimento, que serão a partir de fevereiro.
O contribuinte que tiver problemas no recebimento do carnê poderá imprimir a 2ª via do IPTU através do site oficial da Prefeitura, disponível no endereço eletrônico http://www.jundiai.sp.gov.br.
Aqueles que não tiverem acesso à internet devem se dirigir até a Sede da Prefeitura Municipal ou ao Poupatempo para imprimir o carnê para pagamento.
Descontos no pagamento e parcelamento
São oferecidas normalmente quatro opções de pagamento aos contribuintes: três para pagamento à vista e uma para parcelamento.
Quem efetuar a liquidação em cota única até o vencimento da primeira parcela, prevista para fevereiro, terá 5% de desconto. O abatimento é de 4% para quem quita à vista em março, mês da segunda cota. Por fim, em abril, mês da terceira parcela, o desconto é de 3% para quem pagar em cota única.
Além disso, o parcelamento, que não dá direito a descontos, pode ser realizado em até dez vezes, com cota mínima mensal de R$ 25,00.
Isenção IPTU Jundiaí 2022
Em Jundiaí são isentos de pagar o IPTU os aposentados e pensionistas, desde que se enquadrem nos critérios estipulados pela Secretaria de Finanças: podem ter isenção aqueles que recebem no máximo o valor de três salários mínimos, moram no imóvel e a residência não possui mais do que 120 m².
Além disso, outras situações na legislação vigente preveem direito a isenção, como:
- Diagnosticados com Hanseníase
- Ex-Combatentes (ou viúva)
- Imóveis Tombados
- Tempos e Instituições de Assistência Social
Os contribuintes que se enquadram e ainda não estão isentos devem solicitar a isenção, no Poupatempo ou na Secretaria Municipal de Finanças.
Para maiores informações entre em contato com a Secretaria através dos telefones (11) 4589 – 8674 e (11) 4589 – 8676 ou pelo e-mail: smfexpediente@jundiai.sp.gov.br.