IPTU Ipatinga 2022: 2ª via, atrasado, isenção

A Prefeitura de Ipatinga, no Estado de Minas Gerais, disponibilizou aos contribuintes as primeiras informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU Ipatinga 2022.

Antes mesmo da divulgação oficial, muitas regras já podiam ser conferidas, pois praticamente não sofrem alterações entre um ano e outro.

Veja abaixo as informações já divulgadas e também o que esperar para o IPTU 2022. Além disso, veja como pagar o imposto com descontos, obter isenção do pagamento e emitir a 2ª Via no site da Prefeitura.

Como funciona o reajuste do IPTU?

IPTU Ipatinga 2022

Não são aguardadas mudanças nas regras do imposto para o IPTU 2022. Dessa forma, não deve haver um aumento real, mas somente uma atualização de acordo com o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que se refere ao acúmulo da inflação no país nos últimos doze meses.

Caso seja confirmada a atualização pela inflação, o IPTU 2022 ficará, em média, 10,42% mais caro em relação ao último ano.

Lembramos que o IPTU é calculado levando em consideração o valor venal dos imóveis. Assim, caso haja uma reforma, ampliação ou outro tipo de melhoria na propriedade, pode ser que o IPTU seja lançado com atualização superior à inflação.

Isenção e descontos do IPTU Ipatinga 2022 para aposentados

Aposentados e pensionistas da Previdência Social têm direito a desconto de 50% no valor da guia do IPTU em Ipatinga. Para isso, devem apresentar cópias:

  • Da Carteira de Identidade
  • CPF
  • Título de Eleitor
  • Carta de concessão da aposentadoria/pensão
  • Escritura do imóvel
  • Guia do imposto

Como pagar o IPTU Ipatinga 2022 parcelado e cota única

Os prazos de pagamento e o desconto concedido no pagamento à vista também serão mantidos.

Sendo assim, os contribuintes que quitarem o imposto de forma integral até o vencimento da primeira parcela, com vencimento para o dia 8 de abril, terão direito a 10% de desconto.

Quem preferir poderá parcelar o IPTU 2022 em até oito vezes, com vencimentos entre abril e novembro. Contudo, não há direito a descontos.

IPTU atrasado, o que fazer?

Caso o IPTU 2022 de Ipatinga esteja atrasado, será necessário emitir uma 2ª via atualizada pelo site. O processo de atualização é bem simples. Basta seguir o link e orientações que passaremos logo abaixo.

Se o IPTU atrasado estiver inscrito em Dívida Ativa e não for possível emitir guias pelo site, entre em contato com o setor responsável para buscar uma renegociação. Os dados para contato estão disponíveis no fim deste post.

Imprimir 2ª Via do IPTU Ipatinga 2022

Os boletos para pagamento serão entregues pelos Correios a partir do início do ano e estarão em posse dos contribuintes com antecedência à primeira data de vencimento, de acordo com a Prefeitura.

No entanto, quem tiver problemas no recebimento ou perder o carnê recebido poderá emitir a 2ª Via do IPTU Ipatinga 2022.

Para emitir a 2ª Via e consultar o valor do imposto para 2022 o contribuinte deverá acessar o site oficial da Prefeitura Municipal, no endereço eletrônico https://www.ipatinga.mg.gov.br/.

Atendimento IPTU Ipatinga 2022

IPTU Ipatinga 2022 MG

Outra forma de obter serviços e informações é comparecer na Central de Atendimento Tributário, no andar térreo do prédio da Prefeitura, em horário comercial, munido de um carnê de anos anteriores ou do número de inscrição do imóvel junto ao município.

Além disso, haverá atendimento pelo Whatsapp (31) 3829-8042.

Compartilhe com seus amigos: