IPTU Guarujá 2022: isenção, 2ª via digital, descontos

Confira abaixo informações sobre o IPTU Guarujá 2022, como reajustes, pedidos de isenção, pagamento, descontos, consultas e como emitir 2ª via no site da Prefeitura.

A Prefeitura de Guarujá, cidade localizada no litoral paulista, em breve começará a divulgar as informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU Guarujá 2022, através da Secretaria de Finanças.

Reajuste – o que esperar?

Para o próximo ano todas as regras adotadas no último ano devem ser mantidas. Dessa forma, o imposto deve sofrer um reajuste de acordo com o acúmulo da inflação no país nos últimos doze meses, ficando entre 7% e 8%.

O percentual é referente ao IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, calculado e divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

IPTU Guarujá 2022

Envio dos carnês Pagamento IPTU Guarujá 2022

A Secretaria de Finanças garante que os carnês serão entregues nas residências dos contribuintes com antecedência aos prazos de vencimentos. A maioria dos carnês será entregue pela própria equipe da Prefeitura Municipal.

É importante lembrar que na cidade algumas regiões/zonas já foram incluídas no IPTU Digital. Assim, contribuintes dessas localidades não recebem carnês ou boletos em casa, devendo realizar a emissão pelo site oficial, conforme mostraremos a seguir.

Os vencimentos das parcelas ou da Cota Única com desconto também são diferentes de acordo com a localização do imóvel na cidade e em breve o calendário completo com as datas de vencimento será divulgado pela Prefeitura.

Será possível pagar o IPTU 2022 de Guarujá-SP com desconto. Para tanto será necessário quitar o valor integral do imposto até a data de vencimento prevista para a Cota Única, em janeiro. O desconto concedido será de 3% sobre o valor total devido.

Quem preferir poderá parcelar o pagamento, sem direito a descontos e com a primeira parcela vencendo também em janeiro e as demais parcelas com vencimento nos meses seguintes.

Isenção e 2ª via IPTU Guarujá 2022

IPTU Guarujá 2022 SP

Os contribuintes que tiverem problemas no recebimento dos carnês poderão emitir a 2ª via do IPTU Guarujá 2022 diretamente no site oficial da Prefeitura Municipal, no endereço eletrônico http://portal.guaruja.sp.gov.br/.

Basta clicar em “Serviços Online”, “2ª via de boletos”, opção IPTU. É necessário ter em mãos o número de cadastro que consta no carnê anterior.

Isenção IPTU 2022 Guarujá SP

Podem requerer isenção do pagamento do IPTU em Guarujá os aposentados, pensionistas, pessoas com necessidades especiais (física ou mental), ex-combatentes e contribuintes com mais de 65 anos.

Os contribuintes que se enquadram nos requisitos devem possuir renda de até cinco salários mínimos e um único imóvel (e nele residir), além de não ter débitos com a Prefeitura de Guarujá.

Aqueles que já são isentos do pagamento terão isenção automática o IPTU Guarujá 2022. Já os que ainda não foram isentos devem fazer a solicitação na Secretaria de Finanças, que atende no Paço Municipal Raphael Vitiello (Avenida Santos Dumont, 640 – bairro Santo Antônio) ou na Unidade de Atendimento ao Contribuinte (Rua Cunhambebe, 500 – Vicente de Carvalho). O atendimento em ambos os locais é de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas.

Zonas IPTU Digital

IPTU Guarujá 2022 Prefeitura

Como dito acima, os imóveis localizados nas Zonas 00, 01 e 05 não receberão carnê impresso. Veja abaixo os bairros de cada zona:

  • Zona 00: Centro, Vila Maia
  • Zona 01: Jardim e Parque Guaiúba,  Jardim Astúrias, Jardim Las Palmas, Loteamento Alexandre Migues Rodrigues, Parque Guarujá, Praia do Tombo, Vila Castelinho, Vila Fortuna, Vila Luiz Antonio, Vila Outeiro, Vila Alzira.
  • Zona 05: Jardim Santense, Jardim Enguaguassu, Pae Cará, Vila Cunhambebe, Vila Itapema, Vila Alice.

Outras informações poderão ser obtidas nos telefones 13-3308.7655 | 13-3308.7656 | 13-3308.7657 ou pelo e-mail iptudigital@guaruja.sp.gov.br.

Compartilhe com seus amigos: