IPTU Goiânia 2022: atrasado, descontos, 2ª via

A Secretaria Municipal de Finanças de Goiânia deverá definir e divulgar entre novembro e dezembro todas as informações referentes ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU Goiânia 2022.

Confira neste artigo informações sobre o IPTU da capital goiana, inclusive sobre reajustes, valores, descontos e como emitir 2ª Via no site da Prefeitura.

Sobre o IPTU Goiânia 2022

Não são aguardadas alterações na cobrança do imposto, principalmente em relação a reajustes. Isto porque deve ser atribuída somente a atualização inflacionária como reajuste do IPTU.

Assim, o IPTU deve seguir o percentual do IPCA, estimado em 7%, para atualizar os valores em relação a 2021. Desde 2016 que o IPTU é reajustado somente desta forma, sem reavaliar os valores venais atualizados dos imóveis.

Como funciona o cálculo do IPTU?

IPTU Goiânia 2022 calcular

Em Goiânia o valor cobrado é definido pelo preço de mercado do próprio imóvel, também chamado de valor venal, que considera o preço do imóvel em condições normais de mercado.

Sobre estes valores venais são aplicadas as alíquotas do IPTU, que por sua vez são definidas por legislação municipal.

Como pagar o IPTU Goiânia 2022 à vista e parcelado

Em relação aos prazos de pagamento, ao desconto concedido para pagamento à vista e ao parcelamento também não deve haver mudanças.

Dessa forma os contribuintes deverão pagar o IPTU 2022 à vista até o vencimento da primeira parcela, em fevereiro, para obter desconto de 10%.

Quem optar por pagar parcelado poderá quitar em onze vezes, com parcelas de valores iguais e vencimentos em meses consecutivos, entre fevereiro e dezembro. O parcelamento do IPTU, contudo, não dá direito a desconto.

Lembramos que o parcelamento pode ser inferior a 11 vezes, pois deve ser obedecido o valor mensal não inferior a R$ 27,41

Onde pagar o IPTU?

O pagamento do IPTU 2022 de Goiânia poderá ser efetuado em qualquer agência credenciada:

  • Itaú Unibanco
  • BEG
  • Banco do Brasil
  • Banespa
  • Banco Mercantil do Brasil
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal (inclusive Lotéricas)
  • Cooperativas CREDIJUR, CREDISAÚDE, CREDMED, UNICRED e CREDI.

IPTU Goiânia 2022

IPTU 2022 Goiânia atrasado e Dívida Ativa

A partir do primeiro dia de vencido  já é considerada a inadimplência e começam a ser calculados juros e multa.

O atraso gera multa de 2%, acréscimo de 0,33% por dia corrido, além de juros de 1% rateado pela quantidade de dias em situação de inadimplência.

Depois disso, com atrasos superiores a 90 dias, haverá protesto da dívida em cartório, negativação do nome dos devedores em serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, inscrição em Dívida Ativa e até discussão judicial de débitos.

Para pagar o IPTU Goiânia 2022 atrasado, ou de outros anos, emita a 2ª via conforme abaixo.

Imprimir 2ª Via do IPTU Goiânia 2022

IPTU Goiânia 2022 boleto

A Prefeitura de Goiânia garante que os boletos para pagamento da cota única ou primeira parcela serão entregues pelos Correios a partir do início de janeiro. Espera-se que até o fim do mesmo mês a entrega seja finalizada.

Quem optar pelo parcelamento deverá emitir os boletos por meio do site da Prefeitura de Goiânia ou em qualquer das unidades da Atende Fácil.

É necessário ter o número da inscrição cadastral do imóvel, informação que pode ser obtida em boletos anteriores do IPTU.

Atendimento e Contato – IPTU 2022

Emissões de 2ª via e outros serviços poderão ser obtidos diretamente coma SEFIN, pelo telefone (62) 3524-3335 / 3359, e-mail sefin.gabinete@gmail.com ou presencialmente na Avenida do Cerrado, 999, Qd. Área, Lot. Park Lozandes.

Compartilhe com seus amigos: