IPTU Foz do Iguaçu 2022: isenção, boleto atrasado

As datas de pagamento do IPTU 2022 em Foz do Iguaçu já se aproximam, e os contribuintes começam a se preparar para o pagamento.

Aos interessados e responsáveis, seguem abaixo as informações sobre reajustes, pagamentos, descontos e isenções. Além disso, o contribuinte poderá saber como imprimir a 2ª Via do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU 2022 da cidade Foz do Iguaçu, localizada no interior do estado do Paraná.

Reajustes e Aumento no IPTU

IPTU Foz do Iguaçu 2022 Prefeitura

Todo ano entre os meses de outubro e dezembro são disponibilizadas pela Secretaria da Fazenda da cidade de Foz do Iguaçu as regras relacionadas ao exercício do IPTU do ano seguinte.

Para o ano de 2022 o reajuste ainda não foi anunciado, mas, assim como em anos anteriores, não deverá haver um aumento real. Dessa forma, mais uma vez deverá ocorrer apenas uma atualização de acordo com acúmulo da inflação dos últimos doze meses, seguindo o IGP – Índice Geral de Preços, calculado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Caso se confirme esta previsão de reajuste, o IPTU Foz do Iguaçu 2022 ficará 4,50% mais caro em relação ao último exercício. Este é o percentual esperado para o índice nos doze meses que antecedem o lançamento do IPTU de Foz.

Isenção IPTU Foz do Iguaçu 2022

A Prefeitura de Foz do Iguaçu fornece isenção do imposto nos seguintes casos:

  • Idade mínima de 60 anos, com renda familiar de até três salários mínimos e que não possua outro imóvel, inclusive em outro município;
  • Portador de doença que impossibilite a capacidade de trabalho, com renda familiar de até três salários mínimos. Além disso, também vale a regra de não possuir outros imóveis;
  • Imóveis financiados pelo programa Minha Casa Minha Vida;

Para solicitar o benefício os contribuintes deverão preencher o formulário de isenção fornecido pela Secretaria da Fazenda, comprovar renda e doença, se for o caso.

Deverão ser apresentados os seguintes documentos:

  • Carnê do IPTU
  • CPF
  • RG
  • Comprovante de residência
  • Prova de domínio do imóvel.

No caso de doença o contribuinte deverá ainda apresentar o laudo médico.

Pagamento e 2ª Via IPTU Foz do Iguaçu 2022

Os boletos serão entregues nas residências dos contribuintes já nas primeiras semanas do ano.

O pagamento poderá ser efetuado à vista (em Cota Única) com 10% de desconto, provavelmente até meados de março. Por outro lado, quem preferir poderá parcelar em até nove vezes. No entanto, o parcelamento não dá direito a descontos.

Se você está e dúvida sobre as vantagens entre pagar à vista ou parcelar, sugerimos que leia este artigo.

IPTU Foz do Iguaçu 2022 PR

Pagamento do IPTU atrasado

Em caso de perda do prazo, automaticamente o contribuinte:

Para o pagamento do IPTU atrasado em Foz do Iguaçu o contribuinte deve emitir a 2ª via, conforme o passo a passo abaixo. Em caso de Dívida Ativa, talvez seja necessário entrar em contato com o setor responsável para a regularização.

Emitir 2ª Via IPTU Foz do Iguaçu 2022

Quem tiver problemas no recebimento dos carnês para pagamento deverá emitir a 2ª via pelo site oficial da Prefeitura Municipal ou na Secretaria da Fazenda.

Para maiores informações entre em contato com a Secretaria de Fazenda na Prefeitura Municipal: AV. JUSCELINO KUBITSCHEK, 337, CENTRO – PRÉDIO FOUAD CENTER. Telefone (45) 3521-1632.

Compartilhe com seus amigos: