IPTU Florianópolis 2022: 2ª via, descontos, isenção

O início de mais um ano se aproxima, e com ele o pagamento do IPTU Florianópolis 2022.

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU da capital catarinense deve ser pago já a partir de janeiro pelos proprietários de imóveis na cidade. O início do ano é repleto de compromissos. Por isso, nada melhor do que se preparar, estando bem informado para o pagamento deste e de outros compromissos.

Muitas vezes as pessoas têm dúvidas se é somente o proprietário que é o responsável pelo pagamento. Na verdade, o inquilino também pode ser o responsável pelo imposto.

Como funciona o cálculo e reajuste do IPTU?

IPTU Florianópolis 2022 SC

Como nos últimos anos, espera-se que o IPTU Florianópolis 2022 sofra um reajuste referente ao acúmulo da inflação, o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

Assim, deve ficar, em média, 6,50% mais caro se comparado ao ano anterior.

É importante lembrar que o cálculo do IPTU tem como base o valor do imóvel. Isto é, caso o imóvel tenha uma valorização (melhoria, ampliação, etc.), naturalmente o seu IPTU pode ser mais alto.

No entanto, o que normalmente ocorre é apenas a atualização inflacionária citada acima.

Isenção do IPTU Florianópolis 2022

 Alguns contribuintes poderão se isentar do pagamento do IPTU 2022 em Florianópolis. Veja alguns casos:

  • Portadores de necessidades especiais incapacitados de trabalho;
  • Contribuinte com câncer ou AIDS;
  • Aposentados que comprovem renda mensal de até cinco salários mínimos;
  • Contribuintes que comprovem renda de até dois salários mínimos;
  • Famílias com renda de até cinco salários que mínimos que possuam algum membro com paralisia física ou mental grave;

Aqueles que atendem aos critérios de isenção devem apenas apresentar um documento que comprove a sua situação. Todas essas informações se encontram no carnê do IPTU e também no portal da Prefeitura do Município no seguinte endereço eletrônico: http://www.pmf.sc.gov.br.

IPTU Social Floripa

IPTU Florianópolis 2022

Além dos casos de isenção já apresentados, foi criado também o IPTU Social, com intuito de equilibrar o aumento para alguns contribuintes, fixando o valor de R$ 20,00 ao ano para imóveis residenciais e terrenos não edificados com valor de até R$ 70 mil.

Formas de Pagamento IPTU Florianópolis 2022

Devem ser mantidas as mesmas condições de pagamento. Assim, o imposto poderá ser pago à vista, em Cota Única (em três opções), ou dividido em até doze parcelas. Os descontos concedidos são de:

  • 20% para pagamento à vista em janeiro
  • 10% para pagamento em fevereiro
  • 5% para pagamento em março.

Por outro lado, o parcelamento não deve oferecer descontos, mas também não tem acréscimos. As cotas vencem entre março e dezembro.

Outros descontos no IPTU

Há também o desconto por sustentabilidade, que é acumulativo, chamado IPTU Verde, que garante mais 5% de desconto para o contribuinte que comprovar que seu imóvel se enquadra nos critérios de sustentabilidade, como:

  • reaproveitamento de água das chuvas
  • captação da energia solar.

Imprimir 2ª Via do IPTU Florianópolis 2022

IPTU Florianópolis 2022 Boleto

Os carnês serão distribuídos pelos Correios nas residências dos contribuintes.

Aqueles que não receberem ou inutilizarem seu carnê poderão retirar uma 2ª Via IPTU Florianópolis 2022 no portal da Prefeitura.

Quem desejar quitar débitos anteriores também poderá acessar o mesmo portal acima e emitir o boleto atualizado para pagamento.

Compartilhe com seus amigos: