IPTU DF 2022: isenção, boleto atrasado, descontos

Confira abaixo informações do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana do Distrito Federal, o IPTU DF 2022, e saiba como efetuar o pagamento com desconto e como consultar e obter 2ª Via no site da Fazenda.

IPTU DF 2022 FAZENDA

O que esperar para o IPTU DF 2022? Reajustes e Regras

Para o próximo exercício não são esperadas mudanças nas regras do imposto. Assim, ele deve seguir com o mesmo calendário de vencimentos dos últimos anos, conforme mostraremos abaixo.

Entre os últimos meses deste ano a SEF – Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal deverá definir e divulgar todas as informações a respeito do IPTU 2022. Mas aqui você já se adianta e fica por dentro do que está por vir.

Isenção do IPTU – quem tem direito?

IPTU DF 2022 Isenção

É concedida isenção do pagamento do IPTU 2022 do Distrito Federal para aposentados, pensionistas e beneficiários da assistência ao idoso. Os contribuintes devem solicitar a isenção através de requerimento disponível no site oficial da SEF.

Para a isenção do IPTU deve ser respeitada a idade mínima de 60 anos, e para a TLP – Taxa de Limpeza Pública, 65 anos. Além disso, o beneficiário deve ser possuidor de um único imóvel com área construída de até 120 m², que lhe sirva de moradia, e não pode ter rendimentos de aposentadoria, pensão ou benefício da assistência social superior a 2 (dois) salários mínimos mensais.

Como pagar o IPTU DF 2022 parcelado ou com descontos

Será possível pagar o imposto com desconto de 5%. Para tanto o pagamento deverá ser efetuado em Cota Única (à vista) até o vencimento da primeira parcela, previsto para o mês de maio.

Quem preferir poderá parcelar o pagamento, em quatro vezes, com parcelas iguais e consecutivas, com vencimentos entre maio e agosto.

Os vencimentos ocorrem de acordo com o número final da inscrição imobiliária. Normalmente as datas de pagamento são entre a metade e o final dos meses.

Lembramos que o valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 20,00. Se o IPTU e o TLP forem de até R$ 40,00, deve-se pagar obrigatoriamente em cota única.

IPTU DF 2022

Locais de recebimento do imposto

O pagamento, tanto da Cota Única quanto das parcelas, poderá ser efetuado em todas as instituições bancárias conveniadas à SEF:

  • Bradesco
  • Banco Cooperativo do Brasil
  • Banco do Brasil
  • Banco de Brasília
  • Itaú Unibanco
  • Banco Mercantil do Brasil
  • Santander
  • Caixa Econômica Federal (inclusive Lotéricas)

IPTU atrasado

As parcelas não pagas em dia receberão multa de 5%, no mês de vencimento. Após 30 dias, a multa passa para 10% sobre o valor do imposto mais 1% de juros.

Todos os inadimplentes podem ser inscritos na dívida ativa e ficarão sujeitos a sofrer ação fiscal, não podendo participar de licitações, tomar posse em cargos públicos, emitir a certidão negativa de débitos ou indicar os créditos do Nota Legal.

Para pagar o IPTU 2022 DF atrasado, emita uma 2ª via atualizada, seguindo os passos abaixo. Em casos de renegociação, entre em contato com a SEF para buscar um parcelamento.

2ª Via e Consulta do IPTU DF 2022

IPTU DF 2022 Boleto

Os contribuintes receberão a partir do início do ano os boletos para pagamento em suas residências. Quem não receber poderá emitir a 2ª Via do IPTU DF 2022 pela internet ou nos locais abaixo listados:

Em breve traremos mais novidades a respeito do IPTU 2022 DF. Aguardem!

Compartilhe com seus amigos: