IPTU Curitiba 2022: 2ª via boleto, descontos e vencimentos

Confira neste artigo informações sobre o IPTU Curitiba 2022, como valores, descontos, reajustes e emissão de 2ª Via no site da Prefeitura.

Regras e Reajustes IPTU 2022 Curitiba

IPTU Curitiba 2022

O IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana da cidade de Curitiba certamente será atualizado mais uma vez pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Isto significa que o reajuste estará limitado ao acúmulo da inflação.

As regras do IPTU Curitiba 2022 devem ser as mesmas que foram adotadas nos últimos exercícios. Entre os últimos meses deste ano a Secretaria Municipal de Finanças deverá definir e divulgar estas regras e já nas primeiras semanas de janeiro de 2022 os contribuintes poderão começar a pagar o imposto.

Pagamento, Vencimentos e Descontos IPTU Curitiba 2022

Os contribuintes que quitarem o IPTU 2022 de forma integral na data de vencimento da Cota Única, prevista para fevereiro, certamente terão 4% de desconto sobre o valor total.

Haverá ainda a possibilidade de parcelamento do imposto, que poderá ser pago em até dez vezes, com pagamentos iguais e consecutivos, entre fevereiro e novembro. No parcelamento, contudo, não há qualquer desconto aos contribuintes.

As datas de vencimento ocorrem entre os dias 11 e 15 de cada mês, de acordo com o “Dígito verificador da Indicação Fiscal” do imóvel.

Assim, dígitos 1 e 2 vencem sempre no dia 11. Dígitos 3 e 4 têm vencimento no dia 12, 5 e 6 no dia 13, 7 e 8 no dia 14 e 9 e 0 no dia 15 de cada mês.

A exceção fica para quem tem débito automático cadastrado, que independe de dígito. Nestes casos, o vencimento da primeira parcela (e cota única) deve ser no dia 17, e as demais sempre no dia 11 de cada mês.

Como emitir 2ª Via IPTU Curitiba 2022

Boleto IPTU Curitiba 2022

A Prefeitura de Curitiba planeja entregar todos os carnês antes do fim do mês de janeiro. A entrega será efetuada nas residências dos contribuintes pelos Correios.

Quem tiver problemas no recebimento ou perder o carnê recebido deverá solicitar a 2ª via IPTU Curitiba 2022 no site da Prefeitura Municipal, no endereço eletrônico https://www.curitiba.pr.gov.br/.

O documento também poderá ser requerido pessoalmente no prédio central da Administração Municipal, situado na Avenida Cândido de Abreu, número 817, no bairro Centro Cívico, ou nas Ruas da Cidadania.

Onde pagar o IPTU?

O pagamento do imposto, tanto das parcelas quanto da Cota Única com desconto, poderá ser realizado nas Casas Lotéricas e também nos Bancos conveniados:

  • Bradesco
  • Citibank
  • Bansicredi
  • Banco do Brasil
  • Itaú Unibanco
  • Banco Mercantil do Brasil
  • Santander
  • Caixa Econômica Federal

Atrasos no pagamento acarretarão a cobrança de juros de 1% ao mês, atualização monetária com base no IPCA e multa diária de 0,33%, limitada a 10% do imposto devido.

Veja também:

Isenção do IPTU

Os proprietários de imóveis de padrão simples, de até 70,00 m² de área construída e com valor venal até o valor a ser estabelecido (atualmente cerca de 140 mil reais) recebem isenção automática do pagamento do IPTU em Curitiba.

Além desses, edificações construídas pela COHAB, inclusive aquelas em parceria com a iniciativa privada – Minha Casa Minha Vida, também recebem este benefício automaticamente.

Compartilhe com seus amigos: