IPTU Criciúma 2022: vencimento, atrasado, 2ª via

Todos os anos a Prefeitura de Criciúma SC disponibiliza entre os meses de outubro e dezembro, através da sua Secretaria Municipal da Fazenda, responsável pela cobrança do tributo, todas as regras referentes ao IPTU do ano seguinte.

Muito em breve serão disponibilizadas as informações e regras do IPTU Criciúma 2022. No entanto, já é possível se preparar com antecedência para o pagamento do imposto.

Aos contribuintes da cidade, seguem abaixo as principais informações sobre descontos, pagamentos, isenções, e 2ª via do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU 2022 da cidade de Criciúma, localizada no interior do Estado de Santa Catarina.

Como funciona o reajuste do IPTU?

IPTU Criciúma 2022

O valor  do IPTU 2022 de Criciúma a ser pago por cada imóvel é calculado conforme o seu valor venal. Sobre este valor é aplicada a alíquota com o percentual correspondente. Da multiplicação do valor venal do imóvel pela sua alíquota que temos o valor final a ser cobrado.

Lembramos que quando um imóvel tem ampliações e melhorias, naturalmente o seu IPTU pode ser maior, já que o seu valor venal sofreu alteração. No entanto, em geral os valores são atualizados somente pela inflação dos últimos doze meses.

Assim, espera-se que em 2022 o imposto sofra um reajuste de acordo com o acúmulo da inflação, referente ao IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, isto é, que fique em média 4,50% mais caro do que no ano anterior.

Isenção do IPTU Criciúma 2022 – quem tem direito e como pedir?

A Prefeitura de Criciúma concede isenção do pagamento em algumas situações. O benefício é um direito previsto por lei, para contribuintes nas condições de baixa renda familiar, aposentados e pensionistas. Além disso, também são contemplados:

  • imóveis com áreas de preservação permanente
  • do programa Minha Casa Minha Vida
  • imóveis que sejam sede de instituições de assistência de pessoas portadoras de doenças graves
  • alugados para instalação de templos religiosos de qualquer culto

Para a solicitação da isenção os requerentes devem seguir alguns critérios. São eles:

  • Renda familiar de até dois salários mínimos. Para aposentados ou pensionistas com mais de 65 anos de idade, a renda familiar pode ser de até quatro salários mínimos.
  • O imóvel deverá ter área edificada de até 150m² em um terreno com até 600m². Deve ser o único imóvel do requerente na cidade, servindo exclusivamente para sua própria moradia.
  • Além disso, os aposentados e pensionistas não podem ser sócios ou proprietários de empresas.

Vencimento e Pagamento IPTU Criciúma 2022

O pagamento do IPTU Criciúma 2022 poderá ser feito à vista, em Cota Única. Por outro lado, quem preferir poderá pagar parcelado, em até dez vezes.

Atenção às seguintes regras:

  • Se o valor total for de até 200,00, deverá ser pago em cota única, até o final de fevereiro.
  • Em caso de parcelamento, cada cota deverá ser de pelo menos R$ 100,00.

Os vencimentos das parcelas já constam nos carnês e boletos. Basta fazer a consulta no site para visualizar as datas de vencimento de cada parcela.

IPTU 2022 atrasado em Criciúma – como pagar?

O IPTU atrasado pode gerar muitas dores de cabeça, diferentemente do que muitas pessoas pensam. As sanções que podem ser aplicadas pelo poder público vão muito além da simples aplicação de multa e recálculo de juros.

Para pagar e regularizar o IPTU 2022 de Criciúma atrasado o contribuinte deve emitir a 2ª via, conforme abaixo. Em caso de dívidas mais antigas, deverá procurar o setor de arrecadação para providenciar o pagamento ou renegociação.

IPTU Criciúma 2022 SC

Consulta e 2ª via do IPTU Criciúma 2022

Os carnês do IPTU 2022 de Criciúma deverão ser emitidos pelo site, conforme abaixo, ou ainda ser retirados nos locais indicados pela Prefeitura (veja a lista abaixo).

Para consultar e emitir a 2ª Via do IPTU Criciúma 2022 basta acessar o site da Prefeitura (http://www.criciuma.sc.gov.br).

Em caso de retirada presencial, seguem os endereços:

  • Setor de Arrecadação da Prefeitura, localizado no Paço Municipal Marcos Rovaris
  • Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), localizado na rua Henrique Lage, Centro.
  • Subprefeitura do Rio Maina, localizada na rua Miguel Nápoli, bairro Vila Isabel
  • Subprefeitura da Quarta Linha, localizada na Rodovia Luiz Rosso, bairro Quarta Linha
  • Subprefeitura da Santa Luzia, localizada na rua Braz Cardoso Fernandes, esquina com a rua Claudenir de Souza, bairro Vila Nova Esperança
  • 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Criciúma, localizada na rua Felipe Schmidt, Centro
  • 2º Tabelionato de Notas e Protestos Criciúma – Oziel Francisco de Sousa, localizado no Edifício Central, rua Santo Antônio, Centro
  • Tabelionato De Notas – Escrivania de Paz do Distrito do Rio Maina, localizado na Avenida dos Imigrantes, bairro Rio Maina
  • 1º Ofício de Registro de Imóveis de Criciúma, localizado na rua Marcello Lodetti, Centro
Compartilhe com seus amigos: