IPTU Campo Grande 2022: boleto, 2ª via, desconto

Os contribuintes campo-grandenses podem preparar o bolso para o pagamento do IPTU 2022, pois já se aproxima a data de divulgação das regras e início da cobrança do tributo.

Neste artigo será possível conferir todas as informações, como sobre descontos, consulta e 2ª via do IPTU 2022 de Campo Grande.

O que esperar para o IPTU 2022?

IPTU Campo Grande 2022

O que se espera é que o IPTU Campo Grande 2022 sofra um reajuste de acordo com o acúmulo da inflação nos últimos doze meses, de acordo com o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

Isso significa dizer que não haverá um aumento real, mas apenas uma atualização inflacionária, em média, de 5%. Este percentual é o estimado para o IPCA nos doze meses que antecedem o lançamento do IPTU na cidade.

Já as outras regras do imposto não devem sofrer alterações em relação ao último exercício. Se assim for, os contribuintes campo-grandenses poderão pagar o tributo com até 20% de desconto. Este, inclusive, é um dos maiores descontos praticados entre todas as capitais brasileiras.

Cálculo do IPTU: Valor do Imóvel e Alíquotas

Para se chegar ao valor do IPTU a ser pago pelo contribuinte, basta multiplicar o valor de mercado do imóvel pela sua alíquota.

O valor de mercado é determinado através de estudo técnico, onde são consideradas as características da propriedade. Por outro lado, as alíquotas estão pré-determinadas em legislação estadual, podendo variar entre 1% e 3,5%, a depender da categoria do imóvel.

Lembramos que todos estes dados estão presentes no carnê do IPTU Campo Grande 2022 e também disponíveis para consulta no site.

Como pagar o IPTU Campo Grande 2022

A Prefeitura de Campo Grande normalmente concede aos contribuintes que optam pelo pagamento à vista do imposto até o vencimento da primeira parcela abatimento de 20%.

Mesmo quem optar pelo pagamento parcelado, em dez vezes, com pagamentos entre fevereiro e novembro, deverá ter desconto de 5% sobre cada parcela.

Porém estes descontos são concedidos somente aos contribuintes que se encontram regulares com o município, sem pendências em Dívida Ativa ou Dívida Ajuizada. Quem possuir débitos poderá regularizar a situação e obter o desconto.

IPTU Campo Grande 2022 Atendimento

Onde pagar o IPTU?

De acordo com a Prefeitura, o pagamento dos boletos poderá ser efetuado em toda a rede bancária credenciada, como:

  • Bradesco
  • Itaú Unibanco
  • Banco do Brasil
  • Caixa
  • Safra

O pagamento está disponível pelo aplicativo, caixas eletrônicos e internet banking destas instituições. Entre em contato com o seu banco para saber qual a melhor forma de pagamento para você.

Consulta e 2ª via IPTU Campo Grande 2022

IPTU Campo Grande 2022 Segunda Via

Os boletos IPTU Campo Grande 2022 serão entregues nas residências dos contribuintes pelos Correios antes da data de vencimento. Quem tiver problemas no recebimento deste documento poderá de várias formas emitir uma nova guia.

Veja como emitir 2ª Via:

  • Através do site oficial da Prefeitura de Campo Grande, disponível no endereço eletrônico http://www.pmcg.ms.gov.br/.
  • Pela Central de Atendimento ao Cidadão (endereço abaixo).

Endereço e Telefone – Atendimento IPTU 2022

Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone 156, que é Central de Atendimento ao Cidadão.

Para o atendimento presencial, digira-se aos seguintes endereços:

– Rua Marechal Rondon, 2655, Centro.

– Rua Doutor Arthur Jorge, nº 500 – Centro.

Compartilhe com seus amigos: