IPTU Campinas 2022: descontos, vencimentos, isenção, 2ª via

No IPTU Campinas 2022 o contribuinte pode obter descontos pagando à vista e garantir ainda mais reduções se estiver devidamente cadastrado no IPTU Digital.

Confira abaixo informações indispensáveis a respeito do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, aproveitando as oportunidades para pagar menos.

IPTU Campinas 2022 Prefeitura

Reajuste do IPTU

As regras do imposto são divulgadas pela Secretaria Municipal Finanças sempre no final do ano, entre os meses de outubro e dezembro. Neste período deve ser divulgado o calendário, o reajuste, como obter a segunda via e como realizar a consulta do IPTU Campinas 2022.

Para o próximo ano é esperado que o imposto não tenha um aumento real. O que deve ocorrer é apenas uma atualização de acordo com acúmulo da inflação. Para o cálculo do reajuste é utilizado o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Descontos no Pagamento do IPTU Campinas 2022

Assim como aconteceu no último ano, a Prefeitura de Campinas concederá desconto de 3% para aqueles que pagarem o imposto em cota única.

Além disso, é oferecido um desconto adicional de 2% para quem está adimplente e paga à vista. Ou seja, são 5% de desconto para quem está em dia e paga em cota única, no vencimento da primeira parcela.

IPTU Digital 2022

IPTU Campinas 2022 SP

Quem aderir ao Programa IPTU Digital de Campinas terá mais 1% de desconto se pagar em cota única.

O IPTU Digital em resumo consiste em abrir mão do recebimento do carnê impresso em casa e obter as guias pelo portal da Prefeitura. Tal medida traz comodidade ao contribuinte e redução de gastos para o município.

Para aderir basta fazer o cadastro no site.

Parcelamento e Vencimentos

Para os imóveis não residenciais (comércio, indústria e serviços), o vencimento da cota única ou primeira parcela é no final de janeiro.

Já para os imóveis residenciais (casas, apartamentos) e terrenos, o IPTU vence a partir do início de fevereiro.

Será possível parcelar em até onze vezes, sem descontos.

Regras de Isenção IPTU Campinas 2022

IPTU Campinas 2022

No ano de 2022, aposentados e pensionistas poderão se isentar do imposto. O prazo para solicitação da isenção vai de maio a setembro. O requerimento deve ser registrado na Prefeitura de Campinas e os critérios básicos para ter direito à isenção são: ser proprietário e residir no imóvel, não possuir outro imóvel e receber renda previdenciária até o limite estabelecido pela Prefeitura.

A relação dos documentos e outras informações importantes constam no site da Prefeitura de Campinas, assim como o formulário do requerimento de isenção.

Consulta e 2ª via IPTU Campinas 2022

A 2ª via do IPTU Campinas 2022 também pode ser obtida pelo mesmo portal, que está disponível no endereço eletrônico http://www.campinas.sp.gov.br/.

Além do site, o contribuinte poderá comparecer na Secretaria Municipal de Finanças com os dados do imóvel.

Em breve, teremos mais informações sobre o IPTU Campinas 2022. Aguardem!

Compartilhe com seus amigos: