IPTU Campina Grande 2022: isenção, 2ª via, desconto

O início de mais um ano se aproxima, e assim os contribuintes já se preparam para o pagamento do IPTU Campina Grande 2022.

Confira abaixo informações sobre reajuste, descontos, pagamento, isenção e emissão de 2ª via do carnê do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – o IPTU 2022 da Prefeitura de Campina Grande, grande polo industrial do estado da Paraíba.

Reajuste do IPTU

Todos os anos a Secretaria de Finanças da Prefeitura de Campina Grande-PB disponibiliza entre os meses de outubro e dezembro as regras referentes ao IPTU do ano seguinte.

Espera-se que o IPTU Campina Grande 2022 sofra somente um reajuste de acordo com o acúmulo da inflação no país nos últimos doze meses, calculado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA. Assim, o imposto deve ficar, em média, 4,50% mais caro em relação ao ano anterior.

IPTU Campina Grande 2022

Cálculo do IPTU

Lembramos que o IPTU é calculado sobre o valor venal da propriedade. Ou seja, caso tenha havido alguma melhoria, reforma ou ampliação, é comum que o imposto seja maior, pois houve valorização do imóvel.

Pagamento e Descontos IPTU Campina Grande 2022

Mais uma vez o pagamento à vista, em Cota única, deverá oferecer o desconto de 15%. Para tanto, o IPTU deve ser quitado até a data de vencimento estabelecida pela Prefeitura, prevista para o mês de março. Este desconto, no entanto, vale apenas para contribuintes que não possuem débitos com município.

Por outro lado, quem preferir poderá contar também com a opção de parcelamento em até dez vezes e com parcela mínima de R$ 50,00. Os vencimentos vão de março a dezembro e o contribuinte que atrasar o pagamento de qualquer uma das parcelas estará sujeito a uma multa de 2%.

Isenção IPTU Campina Grande 2022

IPTU Campina Grande 2022 - Isenção

Além do desconto no pagamento à vista, a Prefeitura do município concede isenção do imposto, parcial e integral. Para ter direito ao benefício o contribuinte deve se enquadrar em pelo menos uma das seguintes exigências:

– Funcionário público com renda mensal de até três salários mínimos e que possuam apenas um imóvel.

– Viúvas com renda mensal de um salário mínimo.

– Ex-combatentes.

– Proprietários de casas com até 60 metros quadrados.

Para solicitar a isenção o contribuinte deve se dirigir à Secretaria de Finanças para preencher um formulário de requerimento.

De acordo com a Prefeitura, os contribuintes que possuem casas com até 60 metros quadrados já estão registrados e não necessitam fazer a solicitação.

Consulta e 2ª Via IPTU Campina Grande 2022

Os carnês serão entregues nas residências dos proprietários pelos Correios com antecedência às datas de vencimento. Porém, antes mesmo da entrega os contribuintes podem emitir a 2ª via do IPTU Campina Grande 2022 no site da Prefeitura Municipal, através do site.

Para consultar os valores e acessar o boleto, basta inserir o número de inscrição do imóvel, que pode ser encontrado em carnês anteriores, e clicar em “Entrar”.

Em breve traremos mais informações. Aguardem!

Compartilhe com seus amigos: