IPTU BH 2022: 2ª via, desconto, boleto atrasado

Os contribuintes da capital mineira poderão conferir neste artigo informações sobre o IPTU BH 2022, inclusive sobre como consultar e emitir 2ª Via no site da Prefeitura.

Não foram divulgadas mudanças na forma como o IPTU é cobrado na cidade. Portanto, com base no último exercício, os contribuintes belo-horizontinos poderão se preparar para o pagamento do tributo no próximo ano.

IPTU BH

Como funciona o cálculo e reajuste do IPTU?

Em resumo, o cálculo do IPTU é realizado através da multiplicação do valor venal do imóvel e a alíquota correspondente. O valor venal nada mais é do que o valor de mercado. Já as alíquotas são determinadas através de legislação municipal.

Para 2022 o IPTU será mais uma vez ser reajustado pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que é o acúmulo da inflação no país, calculado e divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Sendo assim, para o próximo ano o IPTU ficará em média 10,42% mais caro. Este é o percentual observado para a inflação acumulada em 2021.

Como pagar o IPTU BH 2022 com descontos?

IPTU BH 2022

Será possível obter 10% de desconto no IPTU BH 2022, mas para isso os contribuintes deverão pagar o imposto à vista em janeiro, até o dia 20/01/2022, que é o vencimento da cota única.

Quem preferir poderá pagar parcelado, mas sem desconto. A primeira parcela vence em fevereiro e as demais têm vencimento nos meses seguintes. São até onze parcelas e o vencimento se dá sempre no dia 15 de cada mês, ou no dia útil seguinte, caso o dia 15 seja feriado ou final de semana.

Veja também: Vale a pena pagar o IPTU à vista ou parcelado?

Onde pagar o boleto do IPTU BH 2022?

Os contribuintes poderão pagar o IPTU 2022 no(a):

  • Banco do Brasil
  • Santander
  • Caixa Econômica Federal
  • Bradesco
  • Banco Mercantil do Brasil
  • Banco Safra
  • Bancoob
  • Itaú Unibanco

As instituições normalmente oferecem os serviços de pagamento através dos canais de autoatendimento, como aplicativos, internet banking e caixas eletrônicos.

Além disso, você pode cadastrar o seu IPTU para Débito Automático. Verifique essa possibilidade com o seu banco.

IPTU 2022 BH atrasado e Dívida Ativa

Ao perder os prazos de pagamento do IPTU de Belo Horizonte, automaticamente os contribuintes devedores perdem direito ao desconto oferecido. Mais que isso, passam a ter o valor integral atualizado, com multa e juros. Por fim, persistindo o débito em atraso, ocorre a inscrição do IPTU em Dívida Ativa.

Para regularizar estas situações acesse o site da PBH e emita uma guia atualizada ou busque uma renegociação, parcelando seus débitos.

2ª Via Boleto IPTU BH 2022

IPTU BH 2022 boleto

A Prefeitura de Belo Horizonte tem intenção de realizar a entrega de todos os boletos do IPTU BH 2022 até a metade de janeiro. O contribuinte que tiver qualquer problema no recebimento da guia para pagamento poderá emitir 2ª Via facilmente, conforme abaixo:

  • Acesse o site oficial da Prefeitura, disponível no endereço eletrônico https://prefeitura.pbh.gov.br/.
  • Clique na opção de emissão de guias.
  • Insira os dados (Índice Cadastral, CPF, CNPJ).
  • Clique em Executar Pesquisa.

Contato para atendimento

O posto de atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda está localizado na rua dos Caetés, 342, Centro. No entanto, para obter atendimento é preciso fazer agendamento pelo site.

Compartilhe com seus amigos: