IPTU Belém 2022: 2ª via, descontos, atrasado

O início de mais um ano se aproxima e já é momento de se preparar para o pagamento do IPTU Belém 2022.

Aqui, os contribuintes da capital do Estado do Pará poderão conferir informações importantes do Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana, inclusive sobre como emitir 2ª via no site da Sefin. Confiram:

Cálculo e Reajuste do Valor do IPTU

Em primeiro lugar, é preciso entender como funciona o cálculo do IPTU do seu imóvel. Em resumo, sobre o valor venal da propriedade é aplicada uma alíquota, o que resulta no valor a ser pago pelo imposto. Assim, caso o imóvel apresente valorização, é normal que o seu IPTU também seja mais alto.

Reajuste: Para o próximo exercício, da mesma forma que nos últimos anos, não é esperado um aumento real, mas apenas uma atualização do tributo de acordo com o acúmulo da inflação no país. Assim, o IPTU 2022 de Belém – PA deve ficar 4,5% mais caro em relação ao ano anterior.

IPTU Belém 2022

Cota Única, Descontos e Parcelamento IPTU Belém 2022

Pagamento: A Prefeitura Municipal de Belém normalmente concede muitas vantagens aos contribuintes no pagamento do IPTU. A capital paraense oferece descontos muito maiores do que outras capitais do país.

É possível obter descontos para pagamento à vista, descontos ainda maiores para os contribuintes que pagaram o IPTU do último ano em dia e parcelamento para quem prefere pagar o imposto aos poucos no decorrer do ano.

Sempre são duas opções de vencimento da Cota Única: uma em fevereiro, com desconto previsto de 10%, e uma em março, com desconto de 7%.

Por outro lado, o pagamento parcelado poderá ser realizado em até dez vezes, tendo início em fevereiro e término em novembro.

Os descontos extras estão disponíveis para que não deve IPTU de anos anteriores. É concedido abatimento de 25% para imóveis residenciais e de 30% para imóveis com fins comerciais.

Onde pagar o boleto do IPTU Belém 2022 – Locais de recebimento do imposto

De acordo com o site da Prefeitura, para quitar o imposto, os contribuintes poderão escolher entre:

  • Banco do Brasil,
  • CEF – Caixa Econômica Federal
  • Itaú Unibanco
  • Banco da Amazônia
  • Banpará
  • Banco Bradesco
  • Santander
  • Centros Lotéricos
  • Rede de Farmácias Big Ben e Extrafarma.

IPTU 2022 Belém atrasado

Como vimos acima, o contribuinte que se encontra em débito com o seu IPTU, automaticamente perde bons descontos oferecidos.

Além disso, deixar o IPTU Belém 2022 atrasado gerará multas e juros, além de impedimentos no imóvel.

Veja também: entenda um pouco mais sobre as consequências do IPTU atrasado.

Para pagar o IPTU 2022 atrasado em Belém, basta seguir os passos abaixo, sobre emissão de 2ª via. No entanto, se a dívida for mais antiga e não for possível atualizar os valores pelo site, orientamos a entrar em contato com a Sefin.

Consulta e 2ª Via do Boleto IPTU Belém 2022

IPTU Belém PA 2022

A entrega de todos os boletos para pagamento do tributo será realizada nas residências dos contribuintes a partir do início do ano. A estimativa é que todos os carnês tenham sido entregues ainda dentro do mês de janeiro, já que em fevereiro se iniciam os vencimentos da primeira parcela e Cota Única.

Caso o contribuinte tenha algum problema no recebimento do boleto, poderá emitir 2ª Via IPTU Belém 2022 facilmente através do site da Secretaria Municipal de Finanças – Sefin, disponível no endereço eletrônico http://www.belem.pa.gov.br/sefin/site/.

Endereço e Telefone IPTU Belém 2022

Para esclarecer dúvidas sobre o IPTU Belém 2022 os contribuintes poderão procurar a Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte, situada na Avenida Presidente Vargas, número 180, esquina com a Santo Antônio, com horário de funcionamento entre 8h30 e 16h.

O contato ainda poderá ser realizado pelos telefones 3073-5311, 3073-5315 ou 3073-17.

Compartilhe com seus amigos: