IPTU Aracaju 2022: 2ª via, reajuste e isenção

Mais um ano se inicia, e muitos contribuintes já se preparam para o pagamento do IPTU Aracaju 2022.

Você poderá obter abaixo informações sobre o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU de Aracaju, capital do Estado do Sergipe.

Entrega dos carnês e reajuste do IPTU 2022 em Aracaju

A partir de janeiro os carnês começarão a ser entregues em todas as residências da cidade. O IPTU Aracaju 2022 poderá ser pago à vista ou ser parcelado em até dez vezes, dependendo do valor cobrado.

Para o ano de 2022, espera-se que o imposto seja reajustado da mesma forma que nos últimos anos, sendo apenas atualizado pela inflação. Entre os últimos meses de 2021 a SEMFAZ – Secretaria Municipal da Fazenda informará qual será o reajuste.

Caso seja confirmado o aumento apenas pela inflação, o IPTU deverá ficar, em média, 3,50% mais caro. Este é o percentual estimado para o IPCA, indicador oficial da inflação no país.

IPTU Aracaju 2022 SE

Pagamento com descontos e parcelado IPTU Aracaju 2022

A Prefeitura de Aracaju concede desconto aos contribuintes que optarem pelo pagamento à vista do imposto (em Cota Única). É possível receber até 10% de desconto.

Recebem 10% aqueles que não possuem débitos com o município e quitam o imposto integralmente até o vencimento da cota única, previsto para janeiro. Quem possui débitos com a Prefeitura de Aracaju também recebe o desconto, mas menor, normalmente de 2,5%.

Os contribuintes poderão parcelar o IPTU 2022 de Aracaju – SE de acordo com o valor, sendo no máximo de 10 parcelas, com vencimentos entre fevereiro e novembro.

Veja também:

Onde pagar o boleto do IPTU?

O pagamento do imposto poderá ser efetuado Bancos Credenciados:

  • BANESE
  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal e Lotéricas

IPTU Aracaju 2022

Imprimir 2ª via boleto IPTU Aracaju 2022 (inclusive atrasado)

Quem tiver problemas no recebimento do documento para pagamento poderá gerar a 2ª Via do IPTU Aracaju 2022 facilmente no site oficial da Prefeitura, disponível no endereço eletrônico http://www.aracaju.se.gov.br/.

Maiores informações também poderão ser obtidas nos Locais de Atendimento abaixo:

Departamento de Atendimento ao Contribuinte (SEMFAZ)

  • Praça General Valadão, 341, Centro – Térreo – Aracaju/SE.
  • De segunda-feira a sexta-feira, das 08:00h às 14:00h.
  • Telefone: (79) 3179-1100.

Isenção do IPTU 2022 Aracaju

De acordo com as leis vigentes, estão isentos do pagamento os contribuintes que possuam imóvel de valor venal que não ultrapasse R$ 160 mil reais.

Além do valor do imóvel, deve ser obedecido o limite de renda, que não pode ser superior a dois salários mínimos vigentes.

O requerimento de isenção pode e deve ser apresentado pelo contribuinte no Ceac do Shopping Riomar ou Ceac da Rodoviária Nova, além da própria Central de Atendimento da SEMFAZ.

Compartilhe com seus amigos: