IPTU Anápolis 2022: vencimentos, descontos e 2ª via boleto

Confira abaixo todas as informações sobre o IPTU Anápolis 2022, inclusive sobre consultas, emissão de 2ª Via no site da Prefeitura, pagamentos e descontos.

Da mesma forma que nos últimos anos, a Prefeitura Municipal de Anápolis, no Estado de Goiás, se prepara para lançar e divulgar, através de sua Secretaria de Fazenda, todas as regras referentes ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU Anápolis 2022.

Reajustes

Os contribuintes do município não deverão pagar o imposto com um aumento real no próximo ano. Isso porque provavelmente haverá somente uma atualização de acordo com o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

Em resumo, o IPCA indica o acúmulo da inflação no país nos últimos doze meses e é calculado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Dessa forma, o IPTU 2022 de Anápolis-GO deve ficar entre 2,5% e 3,5% mais caro em relação ao último exercício.

Os contribuintes receberão com antecedência às datas de vencimento os boletos para pagamento em suas residências. A entrega dos carnês será efetuada pelos Correios.

IPTU Anápolis 2022 (GO)

2ª Via Boleto e Vencimentos do IPTU Anápolis 2022

Os contribuintes que não receberem em suas residências o carnê poderão retirar uma 2ª Via do IPTU Anápolis 2022 pela internet, bastando acessar o site oficial da Prefeitura Municipal, disponível no endereço eletrônico http://www.anapolis.go.gov.br/portal/.

Quem preferir poderá retirar 2ª Via do IPTU nas unidades do Rápido, localizadas na Vila Jaiara, no Bairro Jundiaí e no Anashopping, ou na própria Secretaria Municipal de Fazenda, situada no Centro Administrativo.

Os vencimentos mais uma vez devem começar em abril, quando vence a cota única e a primeira parcela.

Descontos e parcelamento IPTU 2022 Anápolis GO

Quem pagar integralmente no vencimento da primeira parcela deverá receber até 15% de desconto, sendo:

  • 10% pela antecipação do IPTU
  • 5% para aqueles que pagaram em dia no ano anterior, à vista ou mesmo parcelado

Que preferir, poderá parcelar em até oito vezes, desde que observe o valor mínimo por parcela (aproximadamente R$ 104,00).

Veja também:

Isenção IPTU Anápolis 2022

IPTU Anápolis 2022

Em algumas situações os contribuintes podem requerer a isenção do imposto:

– Idosos com idade mínima de 65 anos, que tenham renda mensal de até um salário mínimo, que possuam um único imóvel e que este sirva de moradia, com valor venal dentro dos limites máximos estabelecidos pela Prefeitura.

– Portadores de doenças graves que possuam um único imóvel, com valor venal não superior ao limite estabelecido pela Prefeitura.

– Isenção automática de IPTU para os contribuintes que têm imposto com valor igual ou inferior a R$ 30,00.

Para estes dois casos apresentados acima será necessário formalizar o requerimento da isenção nas unidades do Rápido.

Compartilhe com seus amigos: