Veja neste artigo como calcular o IPTU 2022 de seu imóvel, conforme as regras da sua cidade, e obtenha demais informações sobre o imposto.
O que você verá:
Sobre o IPTU
O IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é o tributo que deve ser pago anualmente pelos contribuintes proprietários de qualquer imóvel localizado em zona ou extensão urbana. O IPTU é cobrado de todos os tipos de imóveis, como:
- casas
- lojas
- prédios e apartamentos
- lotes e terrenos
Na maior parte das Prefeituras pelo país, o IPTU é uma das principais receitas. Com sua arrecadação, melhorias podem ser realizadas, e não somente em áreas relacionadas com o imposto. Assim, os recursos podem ser utilizados na educação e saúde, por exemplo.
Alíquotas e Reajuste do IPTU 2022
O IPTU é de caráter municipal, ou seja, é função da Administração de cada município (Prefeitura/Câmara de Vereadores) definir e divulgar anualmente as suas regras. Entre estas regras está algo muito relacionado ao cálculo do IPTU 2022: as alíquotas adotadas.
Cada município define qual alíquota será aplicada sobre os valores dos imóveis, que resultará no valor do imposto a ser pago. As alíquotas variam também de acordo com:
- as características dos imóveis (residenciais, comerciais, terrenos);
- seus valores (alíquotas por faixas de valor venal);
- a localização do imóvel na cidade.
Portanto, para calcular o IPTU 2022 do seu imóvel, será preciso primeiramente saber a alíquota correspondente estabelecida pela legislação do seu município.
Esta alíquota incidirá sobre o valor do imóvel que consta na PVG – Planta de Valores Genéricos da cidade. Esta, por sua vez, nada mais é do que um estudo com os valores venais (valores de mercado) de cada um dos imóveis urbanos do município.
A Planta na maioria das cidades do país não é atualizada por muitos anos. Contudo, o imposto é normalmente reajustado de acordo com o acúmulo da inflação todos os anos. Para isso, é utilizado o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, calculado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Como Calcular o IPTU 2022 – Simulação
Como cada cidade tem uma legislação diferente, abaixo faremos uma simulação para que os contribuintes entendam como é realizado o cálculo do IPTU 2022.
Em uma cidade onde a alíquota aplicada para imóveis residenciais com valor de até 250.000 é de 0,5%, o imóvel, caso valha exatamente os R$ 250.000, terá o seguinte cálculo (Multiplicar a alíquota pelo valor do imóvel):
- 0,5% x 250.000 = R$ 1.250,00.
Este será o valor que deverá ser pago pelo contribuinte. O IPTU pode ser pago à vista com desconto na maioria dos municípios do Brasil. Além disso, pode ainda ser parcelado, dependendo das regras adotadas por cada cidade.
Recentemente escrevemos um artigo detalhando o que é mais viável: pagar o IPTU à vista ou parcelado?
Acesse o menu, no topo da página, procure seu Estado e posteriormente busque por sua cidade e obtenha esta e todas as informações do IPTU 2022.